Câmara de Comércio de Roma: os melhores pães e queijos do Lazio premiados – VÍDEO

mais de 150 empresas participaram das duas competições. Tagliavanti: pães e queijos essenciais para a economia da região

Selecionados os melhores pães e produtos de panificação tradicionais e os melhores queijos de Roma e Lazio. E as empresas de Roma e do Lácio estão indo bem: pelo pão e produtos oferecidos por 15 padeiros na cidade de Roma, 4 empresas na província e 11 no território regional, 17 prêmios foram concedidos a empresas da área regional, incluindo 10 em Roma e 7 no Lazio. Do lado do queijo, por outro lado, subiram ao pódio: 2 empresas da cidade de Roma, 5 da província, 3 de Latina e 6 de Viterbo, que conquistaram 21 prêmios distribuídos entre as diferentes seções do concorrência.

A cerimônia de premiação dos dois concursos de excelência “Prêmio Roma” foi realizada hoje na Sala del Tempio di Vibia Sabina e Adriano, sede da Câmara de Comércio de Roma.

Os concursos, promovidos pela Câmara de Comércio da Capital e idealizados pela Agro Câmara, empresa especial da mesma Câmara para a valorização do sector agro-alimentar, em sinergia com a empresa, contaram com a participação de mais de 150 empresas. Quanto ao concurso para os melhores pães e produtos de panificação tradicionais “Prêmio Roma”, agora em sua décima oitava edição, 43 empresas participantes de 10 regiões italianas apresentaram mais de 150 produtos divididos nos seguintes tipos: pizza branca Romaine, Maritozzo, tradicional macia seca -bolachas cozidas, pães tradicionais e históricos de trigo duro, pães tradicionais de trigo mole, pães integrais e/ou moles, pães produzidos com a utilização de cereais menores com um mínimo de 50 por cento (por exemplo, milho, cevada, centeio, sorgo, painço , khorasan (kamut), aveia), pães funcionais (por exemplo, com adição de linhaça, cânhamo, etc.) e pães doces e salgados temperados.

Hoje “é o prémio para as melhores empresas produtoras de pão e queijo. São dois elementos tradicionais de grande importância, não só para a alimentação, ou seja, para a saudabilidade se o pão e o queijo forem feitos de forma artesanal, mas também do ponto de vista económico”. A afirmação é do presidente do Confcommercio de Roma, Lorenzo Tagliavanti. “Sabemos o quanto os produtos agroalimentares produzidos em nossa Região – destacou – são procurados também internacionalmente e pelos turistas que vêm visitar Roma. Outro elemento importante do ponto de vista econômico é que existem muitas empresas, muitas vezes pequenas e médias, que produzem esses excelentes produtos, reconhecidos por uma série de certificados internacionais, que conferem qualidade aos nossos produtos. Portanto, hoje os melhores neste setor serão premiados. Mas obrigado também a todos os que competem, porque na competição também há melhoria e qualidade”, concluiu Tagliavanti.

As amostras foram julgadas por dez provadores profissionais que, a partir de uma rigorosa grade de requisitos organolépticos e sensoriais, escolheram quem colocaria no pódio. O concurso inclui uma secção dedicada às empresas de Roma e do Lácio e uma secção nacional para fomentar a participação e assim a comparação entre empresas que, para além da sua localização, se assemelham por uma filosofia comum: a ligação ao seu território para criar produtos tradicionais com características distintivas que permitem interceptar até o gosto moderno. Produtos reconhecíveis com uma forte conexão com a empresa fabricante. Em comparação, não faltaram os produtos emblemáticos da produção local (Roma e Lácio), como o pão caseiro, o filone, o pão integral, o pão sem graça, a roseta e a ciriola romana, oferecidos por 15 padeiros da cidade de Roma, 4 da província e 11 do território regional. Nada menos que 17 prêmios foram concedidos a empresas da região, incluindo 10 em Roma e 7 em Lazio.

Na mesma manhã decorreu a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do concurso “Prémio Roma” para os melhores queijos, que vai na sua vigésima edição. A estrutura da competição prevê duas seções. Uma secção regional, reservada às empresas de Roma e do Lácio, que tratava dos seguintes tipos: requeijão fresco estirado, primo sale, queijos de meia cura, queijos curados e ricota fresca. A outra seção, por outro lado, estava aberta não apenas a empresas do território regional, mas também a empresas nacionais e estrangeiras para estimular a comparação com produções estrangeiras semelhantes em termos de técnica ou tradição de produção às locais. Eis os 5 tipos comparados: queijos frescos, queijos DOP e IGP, queijos obtidos a partir de leite cru de animais em pastagem selvagem ou semi-silvestre, queijos curados, aromatizados e condimentados, queijos inovadores em termos de tecnologia de produção ou funcionalidade (por exemplo, com o adição de linhaça, cânhamo, delactosato, baixo colesterol, baixo teor de gordura). Foram 111 empresas participantes: entre estas 41 do Lácio (com uma clara predominância numérica das empresas romanas – 17 das quais 5 da cidade – sobre as das outras províncias) e 39 empresas participantes do resto da Itália distribuídas por 13 regiões ( principalmente Abruzzo, Calábria, Campania, Emilia-Romagna e Sardenha).

A participação de empresas estrangeiras também foi forte, com 31 inscrições de Espanha, Finlândia, Irlanda, Holanda e Portugal. O júri, constituído por dez provadores especializados, examinou mais de 260 amostras de queijo, das quais 99 inscritas na secção de Roma e Lácio e 163 inscritas nas nacionais e internacionais.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."