Duas empresas Coldiretti Viterbo no pódio do Prix de Rome

A Crônica – Estes são Monte Jugo e Monchini

Companhia Monchini (VT)

Fazenda Lepini (LT)

Roma – Recebemos e publicamos – No pódio do concurso “Prêmio Roma” para os melhores pães e produtos de panificação tradicionais e os melhores queijos, subiram as empresas de Coldiretti Latina e Viterbo: Fattoria Monti Lepini, Alan Farm, Monte Jugo e monchini.

A cerimônia de premiação aconteceu na Sala del Tempio di Vibia Sabina e Adriano, sede da Câmara de Comércio de Roma, a cerimônia de premiação dos dois concursos de excelência “Prêmio Roma”. Os concursos promovidos pela Câmara de Comércio da Capital e idealizados pela Agro Câmara, contaram com a participação de mais de 150 empresas.

A competição inclui uma seção dedicada às empresas de Roma e Lazio e uma seção nacional para incentivar a participação e comparação entre empresas. Entre as empresas participantes: 41 da Lazio e 39 do resto da Itália divididas em 13 regiões (principalmente Abruzzo, Calabria, Campania, Emilia-Romagna e Sardenha).

A participação de empresas estrangeiras também é expressiva, com 31 inscrições de Espanha, Finlândia, Irlanda, Holanda e Portugal. Não faltaram referências da produção local de Roma e do Lácio, oferecidas por 15 padeiros da cidade de Roma, 4 da província e 11 do território regional. Nada menos que 17 prêmios foram concedidos a empresas da região, incluindo 10 em Roma e 7 em Lazio.

Entre estes também a quinta Monchini em Viterbo, que conquistou o segundo lugar na secção nacional com o “Pão de Centeio Biológico” na categoria “Pães produzidos com aproveitamento de cereais menores”.

Na mesma cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do concurso, foram também atribuídos os prémios dos melhores queijos “Prémio Roma”. As amostras foram submetidas ao julgamento de dez provadores profissionais, que elegeram os vencedores após examinarem mais de 260 amostras de queijos, das quais 99 registradas na seção de Roma e Lácio e 163 registradas nas nacionais e internacionais. Entre as empresas de Roma e Lazio no pódio: 2 de Roma, 5 da província, 3 de Latina e 6 de Viterbo que conquistaram 21 prêmios distribuídos entre as diferentes seções da competição. Entre elas também duas empresas da Coldiretti Viterbo e duas da Coldiretti Latina.

A empresa Monte Jugo triunfou ao obter o primeiro prêmio na seção Roma e Lazio na tipologia “Primo Sale” com o produto “Colonna del bacucco”. Um produto que leva o nome do antigo Terme del Bacucco, pré-existente na empresa localizada na Strada Commenda no km 2.200, a apenas 5 quilômetros de Viterbo. Um produto que também ganhou o prêmio especial de “Melhor queijo produzido por uma empresa que utiliza fontes renováveis”. Não faltaram reconhecimentos na secção nacional e internacional, em que a empresa Monte Jugo terminou em terceiro lugar na categoria “Queijos obtidos a partir de leite cru de animais selvagens ou semi-selvagens” com o seu “Stracchinato de Cabra”.

A fazenda Fattoria Lepini di Rocca Massima em Latina também foi premiada, ficando em segundo lugar no tipo “Primo Sale” com o produto “Don Giovanni di Capra”, que também ganhou o prêmio “Melhor queijo produzido por um jovem empresário”.

E novamente de Pontinia para Latina, vem o terceiro lugar na seção nacional e internacional, Alan Farm, que ganha o prêmio tipo “Queijos inovadores para tecnologia de produção ou funcionalidade” com “Morbidello”.

“Os dois concursos “Prêmio Roma” representam uma grande oportunidade para nossas empresas – explica o presidente da Agro Camera David Granieri, à frente da Coldiretti Lazio – que, com seus produtos, são os embaixadores do Made in Italy e das tradições locais , demonstrando excelência em todo o mundo. Ao mesmo tempo, esses eventos também são uma oportunidade de discussão e crescimento”.

Coldiretti Lazio

9 de junho de 2023

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."