Laguna Venezia, plataforma robótica trabalhando para limpar o fundo do mar

Projeto Maelström coordenado pelo Cnr-Ismar. Durante a 17ª manifestação

Roma, 9 de junho. (askanews) – O robô de limpeza dos fundos marinhos, desenvolvido no âmbito do projeto European Maelstrom cofinanciado pela União Europeia e coordenado pelo Cnr-Ismar, estará ao trabalho hoje pelas 17h00 na lagoa de Veneza, na Alfândega de Punta. A demonstração da plataforma robótica – constituída por uma barcaça flutuante à qual está acoplado o robô varredor – insere-se na Semana Verde da União Europeia e oferece uma oportunidade única para ver as operações de remoção de resíduos presentes na lagoa de Veneza.

A plataforma robótica, desenvolvida pelos parceiros MAELSTROM Tecnalia (Espanha), CNRS-LIRMM e a empresa veneziana Servizi Tecnici, consiste em uma barcaça flutuante à qual o robô de limpeza de fundo. O robô está equipado com sensores guiados por IA para monitoramento do fundo e identificação de resíduos. Duas ferramentas diferentes – explica o Cnr – permitem a recolha de materiais de diferentes tamanhos: um tubo de sucção para pequenos resíduos e uma pinça para os maiores, como pneus, redes de pesca abandonadas e peças de barcos. A plataforma robótica foi projetada para trabalhar até vinte metros de profundidade sem danificar os ecossistemas aquáticos; a sua atividade pode ser desenvolvida tanto de forma autónoma como sob a direção de um operador que trabalha remotamente.

Os resíduos recolhidos pela plataforma robótica, após uma avaliação inicial da sua natureza e peso, serão eliminados de diversas formas consoante a sua natureza. Com efeito, a Maelstrom não se limita a implementar tecnologias de recolha de lixo marinho mas também pretende contribuir para a sua reciclagem numa perspetiva de economia circular, tal como prevê a Estratégia Europeia sobre os plásticos na economia circular. Além disso, todas as operações de coleta e descarte são rastreadas usando o aplicativo Maelstrom, desenvolvido na última primavera pela GEES Recycling e projetado para rastrear os resíduos em todas as etapas, desde a coleta até a reciclagem, a fim de tornar o processo transparente e completo.

“Carregado pelas correntes, o lixo marinho, representado principalmente pelo plástico, chega a todas as regiões do planeta, contaminando os ecossistemas, prejudicando os animais e colocando em risco a nossa própria saúde”, comenta Fantina Madricardo, investigadora do Cnr-Ismar e coordenadora do projeto. “Ajudar a enfrentar este desafio global é o objetivo final do Maelstrom, um projeto que reúne 14 parceiros de oito países diferentes. A abordagem, porém, não é apenas tecnológica: para além das ferramentas que a ciência nos permite desenvolver, de facto, o projeto prevê vários eventos e momentos de encontro e informação em Itália e Portugal, para promover o envolvimento e a divulgação da consciência de todos”.

A crescente quantidade de resíduos que se acumulam nos rios e oceanos em todo o mundo está prejudicando a saúde dos ecossistemas e dos animais. A saúde humana também está em risco, pois o plástico acaba se desintegrando e entrando na cadeia alimentar, na forma de microplásticos, recentemente também encontrados no sangue humano. Estima-se que 83 milhões de toneladas de plástico se acumularam nos oceanos e removê-los, embora necessário, é difícil e caro. Por isso, inovações tecnológicas como as que a Maelstrom desenvolve são extremamente úteis para enfrentar esse grande desafio global.

Maelstrom identifica hotspots de acumulação de lixo marinho e avalia o seu impacto nos ecossistemas em dois locais-piloto: no rio Ave, Portugal e na zona costeira de Veneza, Itália. As tecnologias implementadas nos dois locais-piloto são uma barreira de bolhas instalada no rio Ave, que capta resíduos, e uma plataforma robótica de limpeza do fundo do mar, a operar na zona costeira de Veneza, que recolhe os resíduos diretamente no fundo do mar. Após as operações de remoção, uma série de pesquisas será realizada para avaliar a eficácia das tecnologias de remoção e estimar seus efeitos de longo prazo nos ecossistemas.

Os resíduos descartados serão classificados por um robô de inteligência artificial e passarão por processos avançados de reciclagem, permitindo que os materiais recuperados entrem novamente na cadeia de suprimentos industrial, por exemplo, como precursores químicos, polímeros e outros materiais úteis para fins industriais. Maelstrom também usará um protótipo baseado em pirólise de baixa temperatura capaz de produzir combustível marítimo de segunda geração. O combustível produzido será usado para alimentar as tecnologias de remoção de detritos marinhos da Maelstrom, criando um ciclo autossustentável.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."