o projeto de habitação social Marsala foi premiado

Reconhecimento nacional e internacional para o projeto de habitação social”Contrada Amabilina – Marsala” do IACP de Trapani conforme projeto do arquiteto Frances D’Amico: incluído na publicação da Federcasa sobre intervenções em bem-estar, gestão social e projetos inovadores no setor, também foi apresentado na Barcelona na ocasião de Festival Europeu da Habitação, a Federação Europeia de Edifícios Públicos, durante o workshop sobre o programa europeu dedicado à eficiência energética “Super I”.
No evento, o projeto também foi apresentado IACP de Catânia que criou duas comunidades de energia na província de Etna. Também esteve presente o assessor de infra-estrutura regional Alessandro Arico.

“A construção residencial pública – diz o expoente do governo Schifani – caminha para o futuro e, graças a projetos como o Amabilina, está se tornando sinônimo de eficiência, sustentabilidade, comunidade. É uma grande satisfação ver o enorme progresso que a Sicília está fazendo neste setor, um sinal claro de uma mudança de visão. Os projetos Iacp de Trapani e Catania trazem prestígio à nossa Região e, por isso, pretendemos promovê-los o mais possível como modelo para todos os futuros projetos de habitação social que venhamos a realizar”.

Arquitecto D'Amico IACP

O projeto, financiado pela Comunidade Européia com fundos Po Fesr 2014-2020Medida 9.4.1permitirá, até 2023, obter 25 casas de conselho, de tamanhos diferentes, de uma velha escola. O redesenvolvimento do distrito também será concluído com a criação de espaços verdes e espaços socioeducativos, recreativos, desportivos e culturais, bem como uma policlínica, com o objetivo de prestar serviços essenciais às categorias de cidadãos mais fragilizadas, visando sobretudo a construção de um forte sentido de comunidade.

Durante o Festival de Barcelona, ​​gestores de habitações sociais da Itália, Portugal e Espanha – Federcasa, Aphm e Avs respectivamente – também trouxeram aeixo mediterrâneo, um protocolo que permitirá enfrentar os desafios futuros da habitação social com uma estratégia comum, destacando a Europa no setor da habitação social.

“Um caminho que teremos em conta na nossa actividade política – acrescenta o Conselheiro Aricò – porque identifica a habitação social com um serviço público de qualidade e compromete-nos a trabalhar cada vez mais e melhor para garantir a dignidade das pessoas no quadro de uma sociedade autónoma e uma vida responsável com o meio ambiente e a sustentabilidade”.

Edição da Euroinfosicilia

Departamento de Programação

Assessoria de imprensa e documentação

Presidência da Região da Sicília

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."