Papa Francisco sai do hospital: “Ainda estou vivo. Dor pelos migrantes”

Longos aplausos de pacientes, médicos e enfermeiros saúdam o papa que, após nove dias de internação e uma operação no abdômen, deixou a policlínica Gemelli, em Roma. Sorrindo e aparentemente em boa forma, a quem lhe perguntava sobre o seu estado de saúde, respondia: “Ainda estou vivo”. E então ele expressou “muita dor” pelas vítimas do naufrágio no Mar Egeu. E no enésimo drama sobre migrantes, em um tweet ele reiterou: “Sinto muita dor pela morte de migrantes, incluindo muitas crianças, no naufrágio no Mar Egeu. Devemos fazer tudo para garantir que os migrantes que fogem da guerra e saem da pobreza não morram enquanto buscam um futuro de esperança”.

Francesco, saindo da policlínica, agradeceu aos jornalistas que o esperavam na entrada principal do hospital romano. Despediu-se dos médicos e antes de regressar ao Vaticano dirigiu também uma saudação de agradecimento à polícia. Como costuma acontecer, o Papa não voltou à Casa Santa Marta diretamente do Gemelli. Ele foi primeiro a Santa Maria Maggiore, para rezar diante do ícone da Salus Populi Romani, então, surpreendentemente, ele foi para o instituto das freiras de Maria Santissima Bambina, adjacente à colunata da Piazza San Pietro , que hoje celebram seu general capítulo.

“O Papa está bem, você o viu, você falou conosco, ele deve se recuperar como todo mundo, nós nos recomendamos. Ele irá se recuperar em Santa Marta, mas já voltou ao trabalho”, disse o professor Sérgio Alfieri. jornalistas. o cirurgião que operou o papa. tinha antes”, acrescentou o doutor Gemelli, frisando: “Ele será um Papa mais forte do que antes”.

A partir de hoje, portanto, o Papa Bergoglio retoma o trabalho, mesmo que nunca tenha parado, nem mesmo nos dias de internação. Ao mesmo tempo, ele terá que continuar sua convalescença e seu assistente de saúde Massimiliano Strapppetti cuidará da saúde do papa, que sempre o acompanhou mesmo durante esses nove dias de internação.

Estão confirmados o Angelus na Praça de São Pedro no domingo, 18 de junho, e as audiências previstas pelo Papa para os próximos dias. Em vez disso, a audiência geral de quarta-feira, 21 de junho, foi cancelada, “para salvaguardar a recuperação pós-operatória do Santo Padre”, disse o diretor da assessoria de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni. Na próxima semana, ele se encontrará com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (quarta-feira, 21 de junho) e na véspera deve se encontrar com o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.
A primeira grande multidão deveria ser a Missa da Solenidade dos Santos Pedro e Paulo em 29 de junho. Continua confirmada a deslocação a Portugal na primeira semana de agosto para conhecer os jovens (prevê-se um milhão, pelo menos) que vão participar nas Jornadas Mundiais da Juventude.

O papa está operacional e de bom humor: durante a visita surpresa às freiras, ele disse: “Estou bem, graças a Deus. Os médicos foram bons.” Uma freira o interrompeu para dizer que rezaram por ele. “A favor ou contra?”, perguntou o papa, provocando o riso geral.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."