Todas as tecnologias e todas as fontes de energia para fazer o “esforço extremo” exigido pela descarbonização – JUORNO.it

Todos nós percebemos que no ano passado na Itália estava terrivelmente quente. Mas que 2022 foi o ano mais quente da história italiana, não poderíamos saber. A Organização Meteorológica Mundial, WMO, e o serviço meteorológico da UE, Copernicus, nos disseram hoje. Juntos, prepararam e divulgaram o relatório “Estado do clima na Europa 2022”. O ano passado não foi apenas o mais quente da Itália, explica o estudo. Foi também o caso da Bélgica, França, Alemanha, Irlanda, Luxemburgo, Portugal, Espanha, Suíça e Reino Unido. 2022 foi o segundo ano mais quente da Europa desde que há registos científicos, ou seja, desde a segunda metade do século XIX.

Apenas 2020 o precede, e o verão do ano passado foi o mais quente da história do continente. Mas mesmo essa não é a notícia mais perturbadora. A OMM e a Copernic revelam que, em 2022, a temperatura média na Europa foi 2,3 graus acima dos níveis pré-industriais (1850 – 1900).

O Acordo Climático de Paris, assinado por todas as nações da ONU em 2015 em Paris e atualizado em Glasgow em 2021, compromete os signatários a manter o aquecimento global abaixo de 2 graus abaixo dos níveis pré-industriais e possivelmente menos de 1,5 graus. Em 2022, a temperatura média global já atingiu 1,15 graus acima da média de 1850-1900. Mas na Europa superamos todos os limites, chegando a +2,3 graus. De acordo com a OMM e a Copérnico, o Velho Continente aqueceu duas vezes mais rápido que a média global desde 1980. As consequências de tudo isso não foram apenas o calor e os ar-condicionados em chamas. Segundo o relatório, em 2022, eventos climáticos extremos na Europa (inundações, tempestades, ondas de calor) mataram 16.365 pessoas e afetaram diretamente 156.000 pessoas.

Cerca de 67% dos desastres foram inundações e tempestades, com cerca de US$ 2 bilhões em danos totais. “As altas temperaturas agravaram as condições de seca severa e generalizada – explicou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas -, alimentaram incêndios violentos que causaram a segunda maior área queimada já registrada e resultaram em milhares de mortes ligadas ao ‘excesso de calor’. Para Carlo Buontempo, diretor do Copernicus sobre as alterações climáticas, “a vaga de calor vivida pelos europeus em 2022 não pode ser considerada um evento único ou uma estranheza climática. O nosso conhecimento O sistema climático actual e a sua evolução dizem-nos que este tipo de eventos fazem parte de um padrão que fará ondas de calor mais frequentes e intensas na região.”

No entanto, o European Climate Report 2022 também contém boas notícias. No ano passado, em nosso continente, as fontes renováveis ​​produziram pela primeira vez mais eletricidade do que gás. As energias eólica e solar geraram 22,3% da eletricidade produzida na UE, em comparação com 20% do metano. O Velho Continente, com sua riqueza e tecnologia, embarcou resolutamente no caminho da descarbonização. O problema é que, mesmo reduzindo as emissões, o efeito estufa não desaparece imediatamente. Especialmente se você tiver uma área densamente povoada e cimentada com milhões de veículos movidos a combustíveis fósseis e milhares de empresas liberando CO2 na atmosfera. O aquecimento global também afeta a produção de energia. Em 2022, a radiação solar anual foi a mais alta desde que os registros começaram em 1983, 4,9% acima da média de 1991-2020. No entanto, embora o calor e a seca tenham favorecido a energia solar, eles reduziram a produção hidrelétrica (menos água nos reservatórios) e nuclear (menos água para resfriar os reatores).

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."