A integração faz-se jogando, a Universidade de Bari fala do “jogo ubíquo” europeu.

Terça-feira, 11 de julho, conferência sobre o projeto PG4I, sigla para Pervasive Games for Integration, que utiliza jogos como uma ferramenta educacional divertida e inovadora para promover a aprendizagem ativa, desenvolvido pela Universidade em parceria com outras entidades presentes na ocasião.

Saudações institucionais do Magnífico Reitor Stefano Bronzini abriram a manhã, que continuou com três sessões focais. O primeiro centrou-se nos “Migrantes e a sociedade de acolhimento”; a segunda sobre o projeto internacional da PG4I, que envolve ativamente os países Itália, França e Portugal; a terceira sobre o tema “Integrar enquanto joga”. Foi ilustrado ao pormenor o projeto, nomeadamente uma plataforma inovadora baseada no jogo de futebol que pretende promover de forma eficaz a aprendizagem ativa, fomentando o empowerment e incentivando a integração cultural. O jogo permite envolver os participantes de forma positiva e estimulante, fornecendo feedback imediato e promovendo níveis mais profundos de reflexão sobre o conteúdo. O jogo possibilita adquirir conhecimentos linguísticos, desenvolver habilidades de comunicação, trazer os rudimentos linguísticos relacionados ao conjunto semântico do corpo e sua saúde, explorar a cultura do país anfitrião de forma lúdica.

“O encontro de hoje – explicou a professora Teresa Roselli, coordenadora científica do projeto – foi um momento de reflexão sobre o PG4I que visa a inclusão dos migrantes tanto do ponto de vista linguístico como do conhecimento do seu estado de saúde. A ideia do projeto era ensiná-los a usar a língua italiana para se sentirem incluídos na nossa sociedade, passando a partir de uma atividade apaixonante, nomeadamente o futebol. Desta forma, tomam consciência do seu estado de saúde porque, graças a esta atividade, destacam-se os aspetos do corpo que podem estar envolvidos nos contrastes do futebol e, ao mesmo tempo, aprendem a língua italiana”.

Durante a conferência, representantes e gestores das entidades que colaboram com a Universidade “Aldo Moro”, nomeadamente a Cáritas Diocesana de Coimbra, uma organização social (ONG) sem fins lucrativos que apoia pessoas e comunidades em cinco distritos da região centro, falaram de Portugal com serviços de assistência social, saúde e educação; Bordeaux Montaigne University, uma universidade humanista com uma longa tradição de abertura à comunidade internacional; Poclande International Network, um grupo académico plurilingue e interdisciplinar de investigação em linguística para o desenvolvimento e experiência, com o objetivo de mobilizar recursos linguísticos, antropológicos e culturais para responder a questões relacionadas com o desenvolvimento económico e social.

“Foi um momento de contaminação de conhecimento. Representantes de vários departamentos, como idiomas, medicina, psicologia, ciência política e ciência da computação, se revezaram. Conectamos nosso conhecimento e nossa pesquisa de forma sinérgica para realizar este projeto”.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."