Recursos marinhos para produzir eletricidade e água potável

Na área marinha protegida de Capo Caccia Isola Piana Para alghero um futuro alternativo é pensado e por isso um foi instalado primeiro gerador offshorecapaz de gerar eletricidade E beber águaaproveitar energia das ondas do mar, raios solares E o vento. Esta planta é conhecida como wepasigla para “absorvedor de ponto de energia de água”, e foi produzido por Wave for Energy Srl em estreita colaboração com o Politécnico de Turim. A instalação ocorreu no âmbito do projeto denominado “Waves4Water», financiado e fortemente desejado por Pesquisa na Sardenha através do programa operacional regional 2014/2020.

A entrevista

O dispositivo está localizado a 500 metros da costa, em Polt Agra, de frente para a costa de Capo Galera, fora do perímetro da área marinha protegida de Capo Caccia Isola Piana. O dr. Pasquale Sinisúnico gerente de projeto da Porto Conte Special Park Company explicou a interris.it as razões que levaram à instalação deste protótipo e quais as suas vantagens.

Dr. Sinis, qual é o objetivo deste projeto?

“O objetivo é testar uma usina offshore que explora os recursos marinhos para produzir eletricidade limpa e fornecer água potável. Estamos em fase de estudo e acompanhamento, mas se esse protótipo der os resultados esperados, a energia produzida será direcionada para as empresas que operam dentro da instituição. Como qualquer projeto de pesquisa, leva tempo para entender se vale a pena ou não e, se não, como intervir para melhorá-lo. A central vai ser monitorizada mensalmente durante um período de cerca de um ano e o estudo da energia produzida vai permitir-nos ter alguns dados sobre a capacidade real do protótipo”.

Se o sistema funcionar, qual será o próximo passo?

“A ideia é poder aceder a financiamento e construir protótipos cada vez mais eficientes que permitam o desenvolvimento da fase posterior de comercialização do kw produzido. De acordo com as análises que temos, até o momento este instrumento deve produzir em torno de 22-25kw, mas após este período de testes eles terão que aumentar. Vamos pensar em um duto marítimo que vai ligar o protótipo a terra e pode abastecer empresas que possam usar a energia de forma gratuita e reduzir custos de faturamento”.

Como esse protótipo é estruturado?

“Existem duas tecnologias integradas ao sistema. O primeiro é um conversor de movimento de onda flutuante de oscilação vertical, que usa tecnologia de absorção de ponto para capturar energia cinética movendo-se em harmonia com as ondas. O segundo é um sistema de dessalinização por osmose reversa. Além disso, na superfície existem painéis solares e uma micro turbina eólica para maximizar a produção de eletricidade e uma bateria para estabilidade do fornecimento de energia. O resultado é um sistema compacto e flexível, capaz de operar mesmo em condições marítimas adversas e muito fácil de instalar”.

Por que transformar água salgada em água doce?

“Tornar potável a água do mar significa poder utilizá-la para regar os espaços do parque e torná-la utilizável por empresas certificadas com o selo de qualidade do parque que atuam em vários setores, como a agricultura, o vinho e a hotelaria. Também neste caso, é um grande objetivo num momento histórico em que se fala muito todos os dias em reduzir o consumo de água”.

Por que foi instalado nesta área em particular?

“Graças à Enea, descobrimos que a região noroeste da Sardenha, graças à presença do vento mistral, tem todas as condições meteorológicas e climáticas mais favoráveis ​​para a instalação do protótipo. Pensando nisso, decidimos aproveitar o elemento vento que caracteriza nossa região ao longo do ano e colocá-lo ao nosso serviço para produzir algo de que todos precisamos. Outros países do mundo como Espanha, Inglaterra e Portugal também possuem equipamentos semelhantes que exploram as condições climáticas para produzir energia”.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."