o super impacto e esta bola de Tirana para Casal Palocco

ROMA – Durante as festividades em Tirana, Rui Patrício ele se jogou na bola antes que o árbitro a pegasse no chão. Ele fez o último “desfile” em uma noite de sonho para ele e para ela – com o tempo expirado Roma, completado por pelo menos alguns “milagres” para salvar a equipe do ataque do Feyenoord no início do segundo tempo. Foi a única intervenção que não foi decisiva para o resultado, mas essencial para agradar o filho Pedro, que aplaudiu das arquibancadas da Arena Kombëtare com a promessa de receber em troca pelo menos uma relíquia da vitória. Hoje, este baile realiza-se na sua villa em Casal Palocco.

História

A temporada do português, fortemente desejada na capital pelo seu compatriota Mourinho (foi a primeira compra da nova Roma no verão de 2021), terminou com a cereja no topo do bolo, ou seja, um troféu internacional, depois de 38 em 38 jogos disputados na liga, 2 em 2 no Copa da Itália e outros 13 (de 14) na Liga da Conferência. Rui Patricio ainda jogou, perdendo apenas 90 minutos de Sofia no último jogo da fase de grupos europeus. Para um total de 22 partidas claras nesta temporada: um recorde da Roma que se soma ao seu recorde pessoal de 283 partidas claras desde que jogou futebol; nas estatísticas de 2000 até o presente, apenas Casillas, Buffon, Cech, Reina, Neuer e Akinfeev se saíram melhor. Números que apagaram as memórias de Szczesny E Alisson: depois do brasileiro em particular, nenhum outro zagueiro conseguiu assumir de forma tão digna; Olsen antes e Pau Lopez então, nas últimas três temporadas, eles não forneceram a estabilidade necessária em um papel tão delicado.

Personagem

Nascido a 15 de fevereiro de 1988 em Leira, onde existe uma estátua que imortaliza a sua defesa decisiva na final do Euro2016 (na seleção perdeu agora a titularidade, nos últimos jogos enfrentou Diogo Costa), Rui Patricio é o reitor da rosa amarela e vermelha. E, no entanto, apesar dos 34 anos, não havia jogador mais indispensável do que ele. O futuro está escrito: ele ficará no Trigoria sob um acordo que o vincula ao clube até 2024 e no próximo campeonato será a mãe de Mile Svilar, o jovem de 22 anos que cresceu no Anderlecht e explodiu no Benfica que a Roma escolheu para o futuro. O Special One confia cegamente em Rui e, com base nessa confiança, conseguiu construir uma identidade de equipa, fortemente caracterizada pelo espírito guerreiro do antigo guarda-redes do Wolverhampton. Roma é um desafio vencido para um futebolista que sempre abraçou projetos de longo prazo ao longo da carreira, primeiro em Portugal (17 anos no Sporting) e depois em Inglaterra (3 anos).

Decisivo

Depois há outro facto da época de Rui Patricio que impressiona: o número total de defesas. Eles foram 106 (como Cragno de Cagliari), para ficar sozinho no campeonato. Melhor do que ele, apenas o Vigário de Empoli, Skorupski de Bolonha, Sirigu de Gênova, Provedel de Spezia e os Conselhos de Sassuolo poderiam fazê-lo. Um deles está rebaixado (Sirigu), os outros 4 concluíram a Série A com suas respectivas equipes da décima primeira posição, confirmando a velha história de que os goleiros mais comprometidos são os chamados pequenos. Rui destaca-se neste ranking, pois a Roma lutou durante todo o ano por objetivos decididamente mais ambiciosos: este é o termómetro para medir o seu impacto. Detentor dos postos e líder autoritário, Roma estará sempre em suas mãos.

Assista a galeria

Roma-Feyenoord, os boletins: o fabuloso Rui Patricio, o verdadeiro Spina