Florence-Viareggio pronta para começar Super desafio entre equipas de topo: 158 membros

por Antonio Mannori

O Florence-Viareggio, o clássico de meados de agosto organizado pelo AS Aurora, está de volta amanhã. Na edição do ano passado, o vencedor, e quem o teria imaginado, foi Nicholas Spinelli, do Pistoia, com a camisola do Maltinti, esperto e bom a agarrar o sucesso com todo o mérito. É uma prova nacional de Elite e Sub 23 aberta a todos, e também há equipas que já conquistaram o título e o venceram várias vezes ao longo dos anos, como o Zalf Euromobil, que nunca o conquistou. Dos 158 integrantes de 27 formações, a quase totalidade se colocará nos pedais (poucas deserções) numa pista exigente e espetacular, com ataques que podem surgir desde os primeiros quilômetros, ou na sinistra Versília de Pedona, trampolim que partirá a 20 km da linha de chegada na orla marítima de Viareggio, no mesmo ponto onde terminou a etapa do Giro d’Italia em maio passado. ROTEIRO – Estão previstos 180 quilómetros com saída oficiosa às 7h10 da Piazza Tasso em Oltrarno e saída oficial às 7h30 da Via Pistoiese depois de atravessar o bairro de Isolotto, S.Bartolo a Cintoia e Viaduto dell’Indiano. Você passa por Poggio a Caiano, Pistoia, Monsummano, Montecatini Terme (km 46 às 8h30), Vico, Marliana, Goraiolo, Prunetta (km 75 às 9h15), Le Piastre, Campo Tizzoro, Monte Oppio (km 90 às 9h38), S.Marcello Pistoiese, Bagni di Lucca, S.Martino em Freddana, Montemagno, Camaiore, Pedona (km 167 às 11h27), Piano di Conca, Montramito, Viareggio (passeio-Piazza Mazzini km 180 às 11h50 ).

PRINCIPAIS ENTRADAS – Os campeões toscanos Bozicevich (Sub 23) e Garibbo (Elite), Nencini, Magli, Dati, Di Felice, Cataldo, Niccoli, Demiri, Innocenti, Piccolo, em boas condições e vencedor no sábado no Piemonte, enquanto que o longa- aguardado Ludovico Crescioli, teve que desistir depois de cair na última quinta-feira durante a corrida no Piemonte com um pulso quebrado. Entre os não regionais, Zurlo, Zordan, Parravano, Belleri, Carrò, Cordioli, Cavallo, Nessler, Rocchetta. Entre os estrangeiros titulares estão três clubes, o português Óbidos, o forte espanhol PC Baix Ebre e o inglês Wheelbase Cabtech Castelli, enquanto uma menção obrigatória fica para o trio Gomez, Tsarenko e Hoeks.

O Florence-Viareggio é patrocinado pela Região da Toscana, pela Cidade Metropolitana de Florença, pelos Municípios de Florença e Viareggio, pela Carnival Foundation, tendo como patrocinador histórico há 30 anos o Corpo Vigili Giurati 1925 graças ao CEO Emilio Berni , além dos principais patrocinadores ICare e FarmaCity. A prova pode ser acompanhada na última hora e meia pelos atletas presentes em Viareggio, no maxi telão posicionado em frente à etapa de chegada.