O sociólogo Francesco Alberoni há vinte anos no Meeting de Rimini

Bolonha, 16 de agosto. (askanews) – “Para sobreviver uma instituição, seja um casal, um partido, uma seita, uma igreja, uma nação, deve ser continuamente revitalizada por seus próprios movimentos”. Com efeito, “a história é um contínuo nascimento de comunidades que, depois da fase nascente, estabilizam-se, depois, mais ou menos lentamente, enrijecem-se e acabam por perder a sua alma e a sua vitalidade”.

Assim o disse o sociólogo Francesco Alberoni, falecido na segunda-feira passada, aos 93 anos, em Milão, ao participar há vinte anos do Encontro Comunhão e Libertação, trazendo à feira de Rimini uma reflexão intitulada “Amar é dizer ao outro: você não vai morrer”.

“Não é verdade que na minha vida só estudei o enamoramento – especifica Alberoni durante seu discurso no Encontro de 25 de agosto de 2003 -. Tratei do amor erótico, o amor da amizade, do casal, de sua crises, mais cedo e mais tarde. E, em meus livros Movimento e Instituzione, Genesi, tratei longa e detalhadamente da passagem do estado nascente ao movimento, do que é extraordinário e excepcional ao que permanece, persiste, ao que eu chama a instituição Mas sempre disse também que a instituição é herdeira do Estado nascente Só vive na medida em que retém a sua energia e a sua experiência no seu centro vital.” E se a instituição “perde completamente a esperança de onde nasceu nascido, se perde qualquer resíduo do sagrado, do ideal, do transcendente, murcha, torna-se rígido. Só sobrevive como interesse, hábito, conformidade, hipocrisia, e assim, inevitavelmente, morre.”

Afinal, sublinhou o sociólogo de Rimini, “a história é um nascimento contínuo de comunidades que, depois da fase nascente, estabilizam, depois, mais ou menos lentamente, enrijecem e acabam por perder a sua alma e a sua vitalidade. Para sobreviver uma instituição, seja um casal, um partido, uma seita, uma igreja, uma nação, deve ser constantemente revitalizada por seus próprios movimentos. os franciscanos, e assim sucessivamente até chegar ao seu movimento, Comunhão e Libertação, que também só vive se for continuamente alimentado pela força criadora e pela inspiração inicial e pelo contato com o absoluto. E o mesmo vale para a vida política”.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."