Igrejas metodistas e valdenses: Torre Pellice, o sínodo anual começa no domingo, 20 de agosto

O Sínodo das Igrejas Metodista e Valdense começa no domingo, 20 de agosto, na Torre Pellice (Turim). Inicia-se – segundo apuramos por nota do CFIB – com a habitual procissão, desde a casa valdense até ao templo onde se realiza a cerimónia de inauguração pelas 15h30. A pregação está a cargo do pastor Sergio Manna. A obra decorre de 20 a 25 de agosto. A habitual noite pública (segunda-feira, 21 de agosto, às 20h45, no templo valdense de Torre Pellice) tem como título: “Opressão, resiliência, transformação: mulheres no espaço público”. O Sínodo reúne 180 delegados de toda a Itália e representa o mais alto órgão decisório e democrático dessas igrejas históricas. Entre os grandes temas deste Sínodo 2023, o compromisso da Igreja na sociedade, a fé, a ética, o papel da mulher nos ministérios e na vida política, religiosa, social e cultural. Está em preparação outro encontro importante sobre o qual o Sínodo definirá as linhas de trabalho para o próximo ano. De fato, 2024 será um passo fundamental para os valdenses, que celebrarão o 850º aniversário do nascimento do movimento de Pietro Valdo em Lyon. O Sínodo deste ano registra um grande número de convidados de toda a Itália e do exterior. Foram convidadas diversas personalidades religiosas e leigas, entre elas o teólogo e pároco Daniele Garrone, presidente da Federação das Igrejas Evangélicas da Itália (Fcei). Pastor Giovanni Pietro Genre, Presidente da Conferência das Igrejas Protestantes dos Países Latinos da Europa. O Reitor da Igreja Evangélica Luterana da Itália (Celi), Pastor Carsten Gerdes. O Presidente da Federação das Igrejas Pentecostais, Pastor Alfredo Giannini. Pastora Mirella Manocchio, presidente da Federação das Mulheres Evangélicas da Itália (Fdei). Estarão presentes representantes religiosos da Áustria, Bélgica, Alemanha, Grã-Bretanha, Holanda, Portugal, República Tcheca, Estados Unidos, Suíça e Hungria.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."