Conversas com Ouro Azul, exposição difundida em Grosseto sobre a água

Roma, 18 de agosto. (askanews) – Até 15 de novembro, a água é protagonista de uma exposição ao ar livre no centro histórico de Grosseto. “Conversas com Ouro Azul” conta a história da urgência da água através de seis grandes esculturas do artista e fotógrafo suíço Giacomo “Jack” Braglia (com curadoria de Beatrice Audrito) feitas com a técnica de embrulho.

Curadora Beatrice Audrito: “As obras são em número de seis, localizadas em pontos cruciais da cidade, e têm formas que lembram a cultura clássica, formas greco-romanas como bocas, escudos, pirâmides que Jack Braglia cobre com imagens fotográficas através desta ‘pele’ ‘ para permitir que a escultura ultrapasse seus limites bidimensionais”.

As fotos, tiradas em várias ocasiões, revestem as formas para criar uma ponte entre a arte clássica e a arte contemporânea: Braglia: “Aqui atrás de mim você vê uma boca com uma fotografia de gotas de água que caíram na vidraça de um carro”. “Outra escultura está em exibição, uma pirâmide dupla, a primeira abaixo tem quatro fotos de fontes de água cheias e acima dela uma pirâmide espelhada invertida.”

A mensagem é clara: as 13 fotos selecionadas falam da riqueza da água, da sua importância, do risco da sua escassez, para um percurso de sensibilização que envolve o visitante e o sensibiliza para o consumo responsável. Um convite à reflexão sobre a relação do homem com a natureza, sobre o nosso comportamento quotidiano e sobre a necessidade de adotarmos um modo de vida mais sustentável.

O projeto expositivo é promovido pela prefeitura de Grosseto e pela Fundação Gabriele e Anna Braglia, com patrocínio da região da Toscana.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."