O caminho para as eleições europeias de 2024: como se preparam os partidos?

As eleições europeias de 2024 acontecerá em junho do próximo ano. A campanha eleitoral deverá em breve estar em pleno andamento. Apesar da proximidade do evento, o quadro político italiano ainda está a ser definido. É certo que as partes começaram a movimentar-se, mas a situação irá gradualmente tornar-se mais clara ao longo dos meses.

Eleições Europeias 2024: o interesse dos cidadãos está a crescer

Tradicionalmente, as eleições europeias são consideradas, especialmente em Itália, um voto de aprovação, útil para dar uma visão geral da situação interna e descrever as perspectivas para possíveis desenvolvimentos futuros. Em termos simples, recebem pouca importância, mas muitas vezes são interpretados como uma espécie de investigação. No entanto, esta tendência mudou gradualmente ao longo dos anos. Nesse sentido, os números dizem isso. De acordo com um recente inquérito Eurobarómetro, 56% dos cidadãos europeus afirmam estar interessados ​​em votar. E não é tudo: a população parece mais inclinada a votar nas eleições europeias de 2024 do que antes das últimas eleições, em 2019. Na altura, a taxa de participação era aumentou 8 pontos percentuais em relação à rodada anterior, ainda que permaneça pouco mais de metade dos beneficiários: 50,66%, com resultados particularmente baixos em Portugal (30,75%), Chéquia (28,72%) e Eslováquia (22,74%). Números ainda baixos, mas, como já dissemos, claramente crescentes. Sintoma de mudança na percepção geral da União e da União seu papel político.

Fotos | unsplash @christianlue – Newsby.it

O projeto de Renzi para o Centro

Voltando à Itália, na perspectiva do voto europeu, deve ser dada grande atenção à área central. Após o rompimento do casamento entre Ação e Itália Viva, há uma grande curiosidade para entender o que vai acontecer. Na verdade, muitos estão esperando para descobrir quais são os movimentos de Mateus Renzi, líder da Itália Viva. Tudo leva a crer que o político toscano tem ambições maiores do que as que alcança atualmente com o seu partido. A morte de Sílvio Berlusconi e a fase de transição pela qual ele está passando vai Italia nesse sentido, eles piscam para Renzi. Segundo muitos, de facto, Renzi gostaria de expandir a sua base, expandindo-se para a decepcionada Forza Italia, mais perto da zona central, mas não só. Na verdade, Italia Viva também olha para os desiludidos com o Partido Democrata.

O próprio Renzi confirmou isso em entrevista ao La Repubblica:Se o Centro obtiver um bom resultado, seremos atraentes para aqueles que estão decepcionados com a “Forse Italia” e para aqueles do Partido Democrata que não podem ficar com Schlein. A liderança de Elly – vamos chamá-la assim – é o oposto do reformismo. A esquerda só vence se olhar para o centro“.

As dúvidas do centro-direita

Entretanto, em linha com os desejos de Renzi, já se abriu uma cisão no centro-direita contra os europeus. Para operar a lágrima foi Antonio Tajanià frente da Forza Italia após a morte de Berlusconi: “Eu também nunca farei um acordo com a Alternative fur Deutschaland quando eles disserem isso uma criança deficiente deve ser marginalizada e colocada sozinha numa classe, é uma pena, isso me dá nojo – disse ele – é por isso que digo que ninguém jamais concluirá acordos com estes senhores, mesmo com Le Pen que é contra a Europa e quer sair da NATO.“.

Observações claras, que confirmam que a Forza Italia não quer nada com partidos de outros países europeus considerados demasiado extremistas por um partido que tem uma base eleitoral extremamente moderada. Partidos que, no entanto, dialogam abertamente com as outras almas da maioria de centro-direita, ou seja, Liga e Irmãos da Itália. Precisamente nas alianças, portanto, grande parte da partida é disputada pelos europeus de centro-direita.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."