“Onde estão os adultos confiáveis?”

“Ansiosos, desorientados e cheios de dúvidas, estes são os 65 mil jovens que chegaram a Portugal e com quem falo na Festa degli Italiani. Querem a nossa atenção e sobretudo saudar a sua fragilidade”.

Don Luigi Ciotti, fundador do Grupo Abele e Libera, recebido pelo coro do estádio ao entrar na Casa Itália, fala sabendo bem quem está à sua frente. Todos os anos, o sacerdote viaja pelas escolas e por todo o mundo onde se desenvolvem projetos e estruturas abertas, encontrando-se com milhares de jovens que têm um pedido comum: “Eles pedem ao adultos credíveis e reaispedem o direito de serem imperfeitos e estão disponíveis para jogar conosco o jogo da vida”, continua Ciotti.

Os caras que eles querem ser ouvidos e interceptado e também reconhecido. Eles têm dúvidas e estão em busca: é a identidade que Dom Ciotti desenha e que une tanto os jovens que participam da JMJ como aqueles que estão distantes da fé.

“Sempre digo aos jovens que é fundamental ter consciência das próprias fragilidades. Confesso que nunca em meus 78 anos de vida vi manifestações tão intensas como nos últimos tempos. Caras que admitem ficar ansiosos como companheiros de viagem. Sua perplexidade é um grito. Porque denunciam um sistema que não te valoriza, que só conta com o seu desempenho. Em vez disso, eles têm o direito de ser imperfeitos.

Para Don Ciotti, os jovens são “portadores da diversidade da vida e, ao acolhê-los, acolhemos a vida”. Uma geração imersa na cultura digital, desiludida com as instituições”eles vivem um desafio emocional e com muitas dúvidas também na dimensão sexual que permanece insatisfeita”.

Eles fazem uma pergunta: ser ouvidos por um mundo adulto. Mas não se escute apenas, reconheça-se. “Quem está aqui está num caminho de fé, por isso duas dimensões são importantes: o testemunho cristão e a responsabilidade civil, que devem estar fortemente soldadas”. E conhecê-los “Sempre digo que o futuro começa no presente. No presente – repete o sacerdote – e a partir do presente joga-se o jogo da vida e devemos jogar este jogo da vida juntos, jovens e adultos. Deveríamos criar uma nova força geradora. Em Lisboa, chegou a dizer que “ninguém se contenta em preservar o que já existe, precisamos de novas ideias, de novos itinerários, até de novos caminhos para construirmos juntos”.

É errado ir até os meninos para dar aulas. “Quando os encontro – diz – digo-lhes que nos ajudem a ser mais corajosos para enfrentar os desafios da mudança. Para ouvir mais os pobres, os pequenos, os que mais lutam. Ouça seus desejos, seus medos e suas necessidades”. Existe uma maneira antiga de fazer isso. E o Papa Francisco é exemplo disso: “Digo sempre que Jesus só fala depois de ter servido. Primeiro ele serviu, ele serviu, depois falou. Torna-se importante para nós também. Caso contrário, as pessoas não acreditarão nas nossas palavras. Porque hoje precisamos de muito concreto, precisamos de gestos significativos”.

Tal como os Pontífices, «que fazem gestos que falam por si, que arranham a consciência, que suscitam espanto e questionamento». Não é uma caminhada, a viagem como entende Dom Luigi Ciotti. “Trago sempre algumas palavras de Don Lorenzo Milani que disse “enquanto houver esforço, há esperança”.

E esta manhã será o dia de orações. “Devemos transformar a oração em vida e a vida em oração. Porque se a oração não parte da vida das pessoas – e Dom Luigi não está convencido – é inútil”. E falando docaminho do evangelho“, aquele que diz “tente viva nos sinais dos tempos. O Evangelho deve viver no contexto de hoje”. Sem medo de falar de política, «porque os jovens pedem esperança, o que significa ter dignidade, direitos, ser ouvidos. Acredito profundamente nisso. É uma sociedade de consumo e lucro que, por exemplo, expropria um pouco a realidade da adolescência”.

A começar pela tentativa de homologação, mas pelo contrário “a diversidade dos jovens deve ser preservada porque vive e se alimenta de relacionamentos, não apenas de contatos e conexões. Então, para os jovens Eu desejo a solidão. Não deve ser confundido com isolamento. Porque é na solidão que você vivencia suas emoções. É olhar para dentro de si, tomar consciência”. Observações contrárias. Como sempre: “Há necessidade de solidão porque somos escravos das redes sociais e da tecnologia. Não devemos demonizá-los, mas devemos parar e olhar para dentro”, repete.

E para o Papa Francisco, estas JMJ “são a oportunidade perfeita: aqui rezamos, suamos, cantamos, passamos tempo juntos”.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."