Papa em Portugal: aos jovens universitários, “cuidem da nossa casa comum sem medidas paliativas ou compromissos tímidos”

(Foto Vaticano Media/SIR)

“Até esse velho falando com você sonha que sua geração se torne uma geração de professores. Mestres da Humanidade. Mestres da Compaixão. Mestres de novas oportunidades para o planeta e seus habitantes. Professores de esperança, professores que se tornam guardiões de um planeta devastado por uma catástrofe ecológica”. Foi o que revelou o Papa, ao reunir-se com os jovens universitários da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, o primeiro público do segundo dia em Portugal “Nós devemos reconhecer a dramática urgência de cuidar da nossa casa comum”, lançou Francisco: “No entanto, isto não pode ser feito sem uma conversão dos corações e uma mudança na visão antropológica que sustenta a economia e a política”. medidas paliativas ou compromissos tímidos e ambíguos”, advertiu o Papa, segundo quem “os caminhos do meio são apenas um pequeno atraso no desastre”. Daí a necessidade de “assumir o que infelizmente continua a ser adiado: a necessidade de redefinir o que é chamamos progresso e evolução. Porque, em nome do progresso, impõem-se retrocessos”. “Vocês são a geração que pode vencer este desafio”, encorajou François: “vocês têm as ferramentas científicas e tecnológicas mais avançadas, mas, por favor, não cair na armadilha das visões parciais. Não esqueçamos que precisamos de uma ecologia integral, ouvindo o sofrimento do planeta e também dos pobres; traçar um paralelo entre o drama da desertificação e o dos refugiados; o tema das migrações, bem como o da diminuição da natalidade; tratar a dimensão material da vida em uma dimensão espiritual. Sem polarizações, mas visões globais”.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."