Eurostat, preços da energia e do equipamento técnico caem acentuadamente

Armazém de fertilizantes

De acordo com as conclusões do Serviço de Estatística da União Europeia, no segundo trimestre de 2023, os preços dos fertilizantes e condicionadores de solo caíram 23%, os da energia e dos lubrificantes 13%.

Os dados processados ​​por Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia. No segundo trimestre de 2023, face ao período homólogo de 2022, os preços reconhecidos à produção continuam a aumentar, ainda que ligeiramente, enquanto observamos uma queda simultânea e acentuada nos dos meios técnicos (fertilizantes, energia, etc.). . Dois factores que, em conjunto, contribuem certamente para aliviar as tensões sobre a estabilidade económica das empresas agrícolas.

A situação

Os dados sobre os índices de preços agrícolas publicados pelo Eurostat mostram que o recente crescimento dos preços das matérias-primas agrícolas na UE abrandou acentuadamente no segundo trimestre de 2023 (em comparação com o mesmo trimestre de 2022). Além disso, o preço médio dos bens e serviços actualmente consumidos na agricultura diminuiu entre o segundo trimestre de 2022 e o segundo trimestre de 2023. Esta é a primeira descida desde o quarto trimestre de 2020.

Estes últimos dados sugerem um novo ajustamento nos mercados agrícolas globais após um período de grande perturbação, caracterizado por um aumento acentuado dos preços, da produção agrícola e dos meios técnicos.

Números

Entre o segundo trimestre de 2022 e o segundo trimestre de 2023, o preço médio de todos os produtos agrícolas (produção) na UE aumentou 2%. Isto representa uma taxa de aumento significativamente menor do que no trimestre anterior, onde o preço médio aumentou 17% (1º trimestre de 2023 vs. 1º trimestre de 2022).

Os aumentos de preços mais fortes no segundo trimestre de 2023 entre os principais grupos de produtos foram os dos citrinos (+89% em média), do azeite (+48%) e da batata (+38%). Estes aumentos refletem em grande parte os danos causados ​​às quantidades pela seca. Outros produtos dignos de nota são a forte subida dos preços dos ovos (+31%) e dos suínos (+28%). Por outro lado, os preços dos cereais diminuíram (-31%), enquanto os das aves (+4%) e do leite (-2%) permaneceram mais estáveis.

Custos de fertilizantes caíram 23%

Durante o mesmo período, o preço médio dos bens e serviços actualmente consumidos no sector agrícola diminuiu 5%. Esta queda segue a desaceleração do crescimento dos preços no trimestre anterior, embora os preços tenham aumentado 11% (1º trimestre de 2023 vs 1º trimestre de 2022).

Entre estes, as taxas de declínio mais acentuadas foram os fertilizantes e corretivos de solo (-23%), energia e lubrificantes (-13%), bem como alimentação animal (-5%).

A nível individual, a maioria dos países da UE (17 em 27) continuaram a registar aumentos nos preços dos produtos agrícolas no segundo trimestre de 2023 em comparação com o segundo trimestre de 2022. As taxas de aumento mais fortes foram registadas em Portugal. (+22%), Grécia (+21%) e Espanha (+16%), países que sofreram condições de seca. Por outro lado, a Lituânia (-26%) e a Estónia (-15%) registaram as maiores quedas de preços.

No que diz respeito aos preços de bens e serviços, as taxas de aumento mais elevadas em comparação com o segundo trimestre de 2022 foram registadas na Hungria e na Roménia (ambas +6%), enquanto a Lituânia e os Países Baixos registaram as maiores descidas (ambas -16%).

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."