Mattarella em Portugal para cimeira europeia de chefes de estado do Grupo de Arraiolos

O Presidente da República Sergio Mattarella está no Porto, Portugal, para participar na cimeira de Arraiolos que reúne anualmente 13 chefes de Estado não executivos. O formato da reunião é informal e permite que os chefes de Estado tenham conversas livres também porque não são produzidos documentos. A cimeira deste ano realiza-se mais uma vez em Portugal onde, a partir desta noite, os chefes de Estado participantes serão recebidos pelo Presidente Rebelo de Sousa, por ocasião do vigésimo aniversário da primeira reunião.

As reuniões

Nos dias 5 e 6 de outubro, os chefes de Estado da Bulgária, Alemanha, Estónia, Irlanda, Grécia, Croácia, Letónia, Hungria, Malta, Áustria, Polónia, Portugal, Eslovénia, Finlândia, Eslováquia e Itália reunir-se-ão no Porto. Durante estes dois dias, os presidentes terão a oportunidade de discutir os principais desafios que a União Europeia enfrenta. Na verdade, é uma oportunidade para discutir as questões mais importantes que afectam o Velho Continente, incluindo a guerra na Ucrânia e as eleições europeias de Junho de 2024. Os presidentes discutirão estas questões no dia 6 de Outubro, no Palácio do Freixo, no âmbito de dois painéis, o primeiro intitulado “A União Europeia e a situação na Ucrânia” e o segundo sobre “O caminho para as próximas eleições para o Parlamento Europeu e outros desafios da União Europeia”. Os trabalhos terminarão com as habituais declarações conjuntas à imprensa dos dirigentes participantes.

leia também

Mattarella na Sky 20 anos: “Um compromisso responsável para o futuro”

O que é o Grupo Arraiolos

O Grupo de Arraiolos, também conhecido como Grupo Unidos pela Europa, deve o seu nome à cidade de Arraiolos, no interior português, onde, em 18 de Outubro de 2003, os chefes de estado dos primeiros seis países participantes (Finlândia, Alemanha, Letónia, Polónia, Portugal) e Hungria) reuniram-se a convite do então presidente português, Jorge Sampaio, para discutir questões europeias fundamentais. A Itália faz parte da associação desde 2006 e recebeu os chefes de estado do grupo de Arraiolos em Nápoles, em 2009, e no Quirinale, em 2021.

O Presidente da República Sergio Mattarella por ocasião da segunda edição do Festival de Regiões e Províncias Autônomas L Italia delle Regioni, Torino, 02 de outubro de 2023. ANSA/ Assessoria de Imprensa do QUIRINALE/ FRANCESCO AMMENDOLA +++ ANSA FORNECE ACESSO A ISSO MATERIAL FOTOGRÁFICO PARA USO SOMENTE PARA ILUSTRAR NOTÍCIAS OU COMENTÁRIOS SOBRE OS FATOS OU EVENTOS REPRESENTADOS NESTA IMAGEM;  SEM ARQUIVAMENTO;  SEM LICENÇA +++ NPK +++

leia também

Mattarella em Torino: “Regiões da coluna vertebral do nosso país”

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."