descubra a vida do grande trágico – Lavocediasti.it

A Associação Cultural “La Stele di Nettuno” de Roattoem colaboração com a Fundação “Centro di Studi Alfieriani” de Asti e o patrocínio da Câmara Municipal de Roatto, organiza um encontro especial dedicado a um dos maiores poetas e escritores italianos: Vittorio Alfieri.

O evento, intitulado “Viajando com Alfieri”, focará em alguns episódios significativos da vida do famoso Astien, contada pelo próprio Alfieri em seu livro, escrito em 1794 e concluído em 1803. Esta iniciativa cultural oferece uma oportunidade única de mergulhar no mundo de um dos maiores autores da literatura italiana e explorar as suas viagens pela Europa do século XVIII.

Vittorio Alfieri foi um artista multifacetado, conhecido principalmente por sua produção poética e teatral. Mas a sua vida também foi caracterizada por uma forte vontade de descobrir o mundo através de viagens aventureiras e muitas vezes imprudentes. O seu espírito inquieto levou-o por toda a Europa, fugindo dos ambientes cortês de cidades como Paris, Viena e Petersburgo, para encontrar inspiração e tranquilidade na solidão das paisagens escandinavas e espanholas. Alfieri visitou também França, Inglaterra, Alemanha, Holanda e Portugal, atravessando um continente em constante mudança política e cultural.

O evento, que acontecerá na sexta-feira, 13 de outubro, a partir das 21h, na igreja paroquial de Roatto, Piazza Piemontecontará com a participação de dois convidados excepcionais.

Carla Forno, responsável pela gestão do Museu, Biblioteca e Arquivo Alfieriani em Asti, conduzirá o encontro apresentando e explicando as leituras. Seu profundo conhecimento da escrita de Alfieri e do contexto histórico da época garantirá uma análise esclarecedora da obra do poeta.

Renzo Arato, conhecido ator asti de Roatto, lerá algumas páginas da obra de Alfieri. Sua performance dará vida às palavras do autor, permitindo ao público uma imersão total na atmosfera das viagens de Alfieri.

Para completar a experiência, o guitarrista Matteo Decarolis acompanhará as leituras com peças musicais da época, criando uma atmosfera evocativa que nos levará numa viagem no tempo com Alfieri.

A entrada no encontro é gratuita.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."