Michela Lombardi em Atenas para um projeto que combina Música e Metaverso.

Anúncio

Michela Lombardi em Atenas para um projeto que combina Música e Metaverso.

Anúncio

Este é o projeto European Horizon Action Marie Curie “CAPHE” (Communities and Artistic Participation in Hybrid Environment), uma investigação multidisciplinar de quatro anos sobre o impacto da transição digital e da realidade virtual nas comunidades e na estética e nas linguagens artísticas.

O projeto é formado a partir de uma parceria de 10 instituições internacionais (6 universidades, 2 associações sem fins lucrativos e 2 empresas): com a Itália, com o “G. Puccini” de La Spezia e a associação Opera Network, a Polónia, Grécia, Quénia , Portugal e Inglaterra também estão envolvidos.

O famoso cantor de jazz Michela Lombardi está na capital grega com colegas do Conservatório “Puccini” de La Spezia liderados pelo diretor Federico Bardazzi, pesquisadores e músicos da Opera Network, músicos do San Felice Ensemble de Florença, professores e estudantes de música do Conservatório “Marcello” de Veneza, o Conservatório “Pollini” de Pádua e algumas escolas secundárias musicais venezianas (Veneza, Pádua, Vicenza e Conegliano).

A residência artística deste grupo de músicos, artistas e investigadores pretende montar um “estudo de caso” futurista, um trabalho inovador num ambiente híbrido, entre físico e virtual, que explora o potencial da VR, do metaverso, do videomapping e do áudio. amostragem de instrumentos originais, com figurinos desenhados em colaboração com IA, cenografia de vídeo imersiva, vídeo subaquático 360º, mapeamento de vídeo e amplo envolvimento do público através dos visualizadores Oculus para uma experiência interativa.

A obra em questão, desenhada e dirigida por Carla Zanin, intitula-se “Homer, Dante & Bob Dylan”, e após uma semana de workshops e ensaios será apresentada no dia 9 de outubro no Instituto Cultural Italiano de Atenas e – graças ao colaboração com a Hellenic Opera Corporation – em espectáculos que terão lugar no dia 10 de Outubro na Universidade Nacional NKUA e Kapodistrian de Atenas e no dia 11 no Centro de Conferências Metamorphosis.

Michela Lombardi e o tenor Leonardo De Lisi acompanharão em “Homer, Dante & Bob Dylan” um conjunto – o conjunto “Venetìa” – dirigido por Federico Bardazzi e composto por jovens músicos venezianos que estudam nos conservatórios de Veneza e Pádua e no alto escolas de Pádua, Veneza, Vicenza e Conegliano.

Além disso, os jovens músicos do conjunto “Venetìa”, sob a direção da pianista Cecilia Franchini, professora do Conservatório de Veneza, e do violinista Alessandro Fagiuoli, professor do Liceo Marchesi de Pádua, também apresentarão o espetáculo “Vi- Vai! Canções populares e de autor de Vivaldi a Vaglini”, cuja música vai desde antigas canções de barcos venezianos, datadas do século XVIII, até Luciano Berio.

Para este espetáculo, os músicos venezianos convidaram Michela Lombardi para cantar a intensa “L’ombra della luce” de Franco Battiato, tanto durante a apresentação no Instituto Cultural Italiano de Atenas no dia 9 de outubro como durante o concerto de “Live! » no dia 10 de outubro no Centro de Conferências Metamorphosis.

“Já foi emocionante para mim reproduzir “Homer, Dante & Bob Dylan” também em Atenas, depois do sucesso dos concertos de Naxos no mês passado” – diz Michela Lombardi – “onde a filmagem e o mapeamento de vídeo foram realizados por um alto nível de arte. alunos das escolas “Cardarelli” de La Spezia e “Palma” de Massa, sob a supervisão de dois professores da FBAUL de Lisboa – Monica Mendes e José Revez – e com a ajuda de Daniela Caffaratto. Hoje, aqui em Atenas, ser convidado pelo Venetìa Ensemble para interpretar “L’Ombra della Luce” tornou esta fantástica experiência ainda mais preciosa: a minha paixão por Battiato remonta ao liceu, quando saiu esta peça que eu adorava, e cantar isso em um contexto tão mágico é para mim como um círculo que se fecha, um pequeno sonho que se torna realidade.”

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."