“Cálculos errados, como em 2011”

Aumentar taxas Ou deixá-los onde estão? A questão que voltará a surgir na próxima diretoria da Banco Central Europeu esteve no centro da reunião de 13 e 14 de setembro. A publicação da ata, ontem tornada pública, lança uma nova luz sobre a política monetária europeia. Entretanto, constatou-se que a decisão de aumentar a taxa de referência em 25 pontos base, de 4,25 para 4,50 por cento, foi tomada por maioria de votos. Portanto, não é unânime. Na verdade: metade BCE, lemos na acta, tinha manifestado a sua preferência por “manter as taxas” nos níveis da altura, acreditando que os dados recebidos a partir de Julho não justificavam um novo aumento. Os dados publicados desde julho geralmente não apoiam, segundo os pombas, a continuação do aumento da taxa recomendado pelo presidente. Cristina Lagarde: a economia enfraqueceu e a inflação deverá, em qualquer caso, regressar a cerca de 2% até 2023-2024.

A cautela das pombas de Frankfurt baseia-se na consideração de que a composição dos factores dos quais deriva o custo de vida não é toda atribuível ao aperto monetário. Em última análise, prevaleceu a opinião de que “um aumento nas taxas demonstraria uma forte determinação por parte do BCE em fazê-las regressar ao seu objectivo em tempo útil”. Mas devemos evitar repetir o erro histórico de 2011, quando a crise da dívida pública forçou o banco central a inverter rapidamente a manobra ascendente que tinha iniciado. No geral, os membros do conselho de administração de Frankfurt concordam que “a inflação permanecerá demasiado elevada durante demasiado tempo”.

Leia também: BCE, o aumento das taxas? Porque nos encontramos sob chantagem sobre títulos do Estado

E há aqueles, como o governador do Banco de França François Villeroy de Galhau, considera que “o pico de preços já foi ultrapassado” e que o BCE deve, portanto, procurar agora uma “aterragem suave” da economia da zona euro, sem prejuízo do facto de a inflação tender para o objectivo de 2%. Também Yannis Stournarasgovernador do Banco Central grego, em entrevista ao Reuters ele fala de um pouso suave: “É muito cedo para dizer – disse ele sobre a hipótese de corte de taxas – que há muita incerteza, o conflito em Israel e na Palestina vai pesar, então temos que ter muito cuidado , depende muito dos dados. Não devemos reagir exageradamente. » O banqueiro central de Portugal faz-lhe eco Mário Centeno falando nos microfones de Classe Cnbc: “Os últimos dados de inflação são ligeiramente inferiores ao que esperávamos, o que é muito positivo. Mas estamos preocupados e monitorizamos de perto o desempenho da economia que, segundo as nossas estimativas, irá registar cinco trimestres de crescimento zero na zona euro. »