Clima, 6 “millennials” portugueses desafiam 32 Estados perante o Tribunal de Estrasburgo

Eles já ligaram “Julgamento do Milénio”. E esse é realmente o caso. Não apenas pelas possíveis repercussões no futuro do Planeta e dos seus habitantes. Mas sobretudo porque os seis protagonistas desta ação judicial sem precedentes são os “millennials”. Eles tinham entre 10 e 23 anos quando tudo começou, no fatídico dia 17 de junho de 2017. Nesse dia, um incêndio incontrolável assolou a floresta de Pedrógrão Grande, no centro de Portugal, não muito longe da antiga casa de 14 anos. – casa de idosos Martim Duarte Agostinho que testemunharam impotentes a desordem geral, tal como as suas duas irmãs e três primos.

Mas a maioria não sobreviveu: 64 pessoas morreram, encurraladas pelas chamas. Quatro meses depois, uma nova onda Incêndios “anormais” elevou o número de mortos para cerca de cem mortes. Ambas as vezes as tragédias foram descritas como “desastres naturais”. Mas para Martim, Cláudia e Mariana Duarte Agostinho, Catarina dos Santos Mota, Sofia e André dos Santos Oliveira foi um sinal de alerta. “Percebemos quão profundo foi e continua a ser o impacto das alterações climáticas na nossa vida quotidiana”, explica Sofía, hoje com 18 anos. “A situação piora a cada dia – acrescenta o primo Catarina, que completou 23 anos –. O passado mês de Julho foi o mais quente da história de Portugal. Não podíamos fazer actividades ao ar livre, dormir, concentrar-nos.” Daí esta decisão histórica. Levar à justiça os estados europeus que, apesar de terem assinado a Convenção Europeia dos Direitos do Homem, não o fazem o suficiente para os defender. Em particular, o dos seus cidadãos para uma vida digna, ameaçada pelo aquecimento global. Sem políticas drásticas para reduzir as emissões e conter as temperaturas, “não podemos ter uma existência normal. Os nossos corpos são afectados. E as nossas mentes. Tememos o futuro. Como poderíamos não estar», sublinha André, ainda com 15 anos.
Com base nestas razões, o caso foi levado ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos em setembro de 2020 e este último concordou em ouvi-lo. Além disso, não em qualquer sala de aula, mas diante dos dezessete magistrados do “Gran Camera”, onde apenas 0,03 por cento é discutido chamadas, as mais relevantes. A audiência foi finalmente marcada para quarta-feira. E a aparente desproporção de forças dá-lhe um tom épico. Por um lado, estarão os seis rapazes, os advogados da rede Global Legal Action – que os auxiliam e que conseguiram cobrir as despesas graças a uma campanha de crowdfunding graças à qual foram angariados 100 mil euros – e a Juventude 4. ativistas pela justiça climática. Do outro, os países da UE, mais a Noruega, a Rússia, a Suíça, a Grã-Bretanha e a Turquia. Todos os signatários da Convenção, exceto a Ucrânia, contra a qual as acusações foram retiradas após a eclosão do conflito.
Nunca tantas nações (32) terão, por exemplora foi processado por sua política climática. São defendidos por mais de 80 advogados de escritórios de topo que, nas suas respostas até agora, argumentaram que os demandantes não podem demonstrar qualquer dano direto ou suficientemente grave causado pelos incêndios de 2017 ou pelas alterações climáticas. As apostas são altas. Se o Tribunal – cujos prazos de decisão variam entre nove e 18 meses – decidisse a favor dos rapazes, a sentença equivaleria a um tratado regional juridicamente vinculativo para os 32 “acusados”.
As decisões do tribunal Estrasburgo também tem influência nos tribunais nacionais, o que facilitaria o trabalho de outros activistas, em particular dos jovens e muito jovens que, confrontados com a lentidão dos governos, recorrem à justiça. Sem sair da praça, cada vez mais “sextas-feiras” entram no hemiciclo: o último relatório daPrograma das Nações Unidas para o Meio Ambiente em 2022 registou 2.180 “causas climáticas” em sessenta e cinco jurisdições diferentes, em 2017 foram 884.