“Metamostri”, o novo formato revolucionário para crianças da Ciaopeople chega à Lucca Comics

Na sexta-feira, 3 de novembro, às 12h45, no Pavilhão Lucca Junior (no Real Collegio Family Palace) da Lucca Comics, será apresentado o novo formato educacional revolucionário da Ciaopeople, “Metamostri”. O formato é criado com a milenar arte do teatro de bonecos, técnica de performance que, desde os primórdios dos tempos, com bonecos e guarattelle, fascinou meninas e meninos e, no passado recente, deu vida a personagens icônicos como Topo Gigio, Uan e Dodô. “Metamostri” é uma websérie que orienta famílias italianas numa experiência educativa única, baseada na educação emocional e na gestão consciente da relação com o mundo digital. O objetivo claro do Metamostri é incentivar as novas gerações a explorar o mundo com uma alma curiosa e criativa.

“Metamostri” dirige-se, de facto, a meninas e meninos dos 3 aos 7 anos, bem como aos seus pais, cultivando, através do exemplo, a música e a brincadeira, a educação emocional e a capacidade de se conectar e de se desligar conscientemente da tecnologia.

O formato Metamostri possui uma linha educacional cuidadosa e verificada, com o patrocínio da Universidade Federico II de Nápoles, departamento de Ciências Médicas Translacionais.

Os nomes dos Metamonstros derivam da palavra “fantoche” declinada nas línguas do mundo: BAB vem do húngaro BÀB, KIKA do Swali KIKARAGOSI, BUMBA do Somali BOOMBALEED, FANTO do Português FANTOCHE, PUPA do PUPO siciliano. Os 5 bonecos protagonistas do espetáculo representam diferentes personalidades, corpos e fragilidades, criados para ajudar as crianças a se identificarem desenvolvendo sua empatia.

O cenário é o Metamondo, um lugar imaginário onde os protagonistas brincam e experimentam, encontrando também as dificuldades cotidianas da primeira infância e da idade pré-escolar. Se o Metamundo representa o mundo digital, por outro lado existe o Mundo ali, a realidade a enfrentar, onde corremos, saltamos, nos sujamos, caímos e nos levantamos: enfim, o lugar para viver experiências envolventes e educativas. , ainda mais do que os virtuais.

Além dos metamonstros, estão o MEME e o TATA, os guias adultos que os acompanharão durante todo o processo de crescimento. Para separar o metamundo do mundo exterior, existe um portal que representa a passagem entre o real e o digital.

Hoje, os pais têm cada vez menos tempo para se dedicarem aos filhos: um estudo da Save the Children mostra que 96% dos indivíduos entre os 6 meses e os 4 anos utilizam diariamente um smartphone ou tablet e que 92% das crianças mais velhas, os jovens passam a utilizar dispositivos multimídia antes de completar um ano de idade. O desafio de encontrar um equilíbrio entre conexão e desconexão é um tema chave para as gerações futuras e Metamostri oferece um modelo para aprender a navegar no mundo digital de forma saudável e educativa.

A Universidade Federico II de Nápoles patrocinou o Metamostri, tornando-o também objeto de pesquisa científica. O Departamento de Ciências Médicas Translacionais, sob a direção da professora de neuropsiquiatria infantil Carmela Bravaccio, envolve um grupo de meninas e meninos e os reúne periodicamente para visualizar os episódios; o objetivo é estudar os efeitos do formato na sua consciência digital. .

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."