Roaming na Europa, o que dizem os dados sobre 5G e internet móvel

O verão acabou e com ele os dados do Speedtest Intelligence são úteis para entender antecipadamente se o seu telefone vai ajudar ou atrapalhar quando você viaja.

Ookla analisou os resultados dos dispositivos Android na União Europeia (UE) e no Reino Unido (Reino Unido) no segundo trimestre de 2023, incluindo dados de desempenho 5G, para ver se “Roam Like at Home” se mantém promissor.

Análise do desempenho do roaming 5G na Europa

Velocidade e latência de roaming: Velocidade e latência são dois indicadores importantes de desempenho online. A velocidade afeta o prazer do streaming de conteúdo, enquanto a latência afeta os jogos online e as videochamadas. Ambos são cruciais quando você pesquisa online aquele novo sorvete saboroso recomendado por seus amigos.

As velocidades de roaming não correspondem ao desempenho local: Embora a União Europeia tenha prorrogado os seus regulamentos Roam Like at Home até 2032, a nossa análise anterior mostrou que as velocidades móveis são geralmente mais lentas em roaming do que quando utilizadas no país de residência. As velocidades reais variam muito dependendo dos acordos de roaming entre operadoras de celular, o que é algo que você realmente não pode controlar, a menos que esteja disposto a fazer algumas pesquisas e procurar um novo plano antes de sua viagem.

Melhore sua experiência com 5G: O que você pode controlar é se deve atualizar para 5G antes de sua grande viagem. Os dados abaixo representam as velocidades locais e a latência multilocal para cada país, bem como aquelas experimentadas pelos residentes do país nomeado em roaming na UE ou no Reino Unido no segundo trimestre de 2023.

As velocidades de roaming não conseguem competir com o desempenho local: Embora os residentes da UE possam ligar, enviar mensagens de texto e navegar sem custos adicionais de roaming, o declínio das velocidades é um problema, de acordo com dados do segundo trimestre de 2023. Os residentes de 17 países apresentaram velocidades de download locais mais baixas, mais rápidas do que as velocidades de roaming, considerando os resultados de todas as tecnologias durante este período. o segundo trimestre de 2023.

A exceção 5G: No entanto, em todos os países listados, as velocidades médias de download são significativamente mais altas em roaming na rede 5G do que em roaming em todas as tecnologias. Apesar desta melhoria, 20 países apresentaram velocidades de download local 5G mais rápidas do que velocidades de roaming 5G durante o segundo trimestre de 2023.

Alta latência em roaming: Os residentes de todos os países pesquisados ​​experimentaram uma latência multilocal significativamente maior durante o roaming durante o segundo trimestre de 2023. Isto ocorre porque os sinais de roaming são roteados através da rede doméstica do usuário, tornando a latência um problema significativo para os viajantes europeus. A diferença foi menor em Itália e França, onde os residentes experimentaram uma latência 97% superior em roaming do que em casa. No outro extremo da escala, os residentes de Chipre registaram uma latência 615% superior em roaming do que em casa.

5G nem sempre melhora a latência: Surpreendentemente, o 5G não melhorou consistentemente a latência multisite. O que isso nos diz é que vale a pena atualizar para 5G antes de uma viagem se a velocidade for sua principal preocupação. Independentemente disso, você pode esperar alta latência durante o roaming. Planeje com antecedência de acordo.

As velocidades de roaming de saída variam amplamente: conforme observado acima, a velocidade de roaming depende muito de onde você é, de onde você vem e dos acordos que sua operadora móvel doméstica tem com as operadoras do país que você está visitando. No entanto, é interessante ver quais são as melhores e piores velocidades de roaming na Europa durante o segundo trimestre de 2023.

Velocidades de roaming mais rápidas na Europa: Os clientes italianos em roaming em Portugal experimentaram uma das velocidades médias de download mais rápidas enquanto faziam roaming em 5G em toda a Europa durante o segundo trimestre de 2023, atingindo 317,94 Mbps. Os estonianos em roaming na Finlândia experimentaram velocidades médias de download mais rápidas em 5G de 278,69 Mbps, enquanto os finlandeses na Suécia alcançaram uma velocidade média de download em 5G de 252,57 Mbps. Procurando os melhores resultados em todas as tecnologias, os letões em roaming na Finlândia alcançaram uma velocidade média de download de 137,49 Mb. /s, enquanto os gregos alcançaram velocidades médias de download de 129,75 Mb/s em roaming na Bulgária e de 125,83 Mb/s.Mbps em roaming na Áustria.

Velocidades de roaming mais lentas na Europa: No outro extremo da escala, os visitantes eslovacos na Polónia alcançaram uma das velocidades médias de download mais lentas entre todas as tecnologias de roaming durante o mesmo período, com 10,82 Mbps. Os usuários em roaming na Polônia obtiveram uma velocidade média de download mais rápida de 13,27 Mbps no Reino Unido. e 14,78 Mbps na Roménia. Dez das 20 velocidades de roaming mais lentas na nossa lista país por país em todas as tecnologias foram para europeus em roaming no Reino Unido.

Isto significa que os viajantes para o Reino Unido não só recebem menos benefícios, mas também podem pagar mais pelo privilégio, uma vez que não beneficiam dos regulamentos ‘Roam Like at Home’.

Conclusão: Quer você opte por viajar, comprar um cartão SIM local ou simplesmente passar menos tempo on-line, esperamos que essas informações ajudem você a aproveitar ao máximo suas férias. E se você tiver um minuto entre as tarefas, faça um Speedtest® para comparar seu desempenho.

Fonte: ookla.com

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."