Lisboa, Sintra e Cascais Um vislumbre do verão no coração do inverno – Corriere.it

Símbolo de uma cidade que resistiu a diversas crises e terríveis terramotos, Lisboa cultiva duas almas: aquela que pode ser descrita como “decadente” e que tem um leve toque de melancolia (o fado, o acento que suaviza o final das palavras) e outra que centra-se mais numa visão dinâmica e tecnológica do presente. Talvez seja precisamente esta copresença de diferentes naturezas que atrai tantos jovens de todo o mundo, apoiados também por uma “forma de espírito” que incentiva o trabalho remoto e a digitalização.
Uma espécie de contraponto ao habitual cliché que as últimas notícias vão gradualmente desmantelando: reformados que se instalam nesta região de Portugal, atraídos não só pelo clima mas também pelos incentivos fiscais. No entanto, esta tendência está mesmo a diminuir, dado que o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que a partir de janeiro de 2024, a isenção fiscal durante dez anos deixará de ser concedida aos “residentes não habituais”, estrangeiros que permanecem seis meses e dias por ano. no país.
O que acontecerá aos muitos italianos que foram portugueses por opção durante décadas? Iremos vê-lo com testemunhas diretas durante a Viagem Courrier marcada para 22 a 25 de fevereiro, entre Lisboa, Sintra e Cascais. Um pouco mais que um fim de semana prolongado para mergulhar na atmosfera desta cidade que já foi – como Roma – a capital de um imenso império.
Suspensa entre o continente e o Oceano Atlântico, a parte antiga está aninhada na margem norte do Tejo, enquanto o perfil é cada vez mais enriquecido com arquitetura futurista, como é o caso do Maat, Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, desenhado por Amanda Levete. . São dois bairros essenciais, Alfama e Belém: iremos visitá-los na companhia de historiadores, escritores e artistas. Entre as paragens, o Monumento dos Descobrimentos, que foi construído para comemorar os 500 anos da morte de uma das figuras mais famosas da história portuguesa: D. Henrique, o Navegador, um dos grandes pioneiros das conquistas. Falaremos também sobre esses temas que hoje são polêmicos.
E depois em direção a duas regiões vizinhas, Sintra e Cascais. O primeiro, inserido na magnífica paisagem natural do Parque Natural, é um centro da histórica província da Extremadura, aninhado entre jardins e muros rochosos. Para Hans Christian Andersen era “o local mais bonito de Portugal”, com edifícios históricos, dunas fósseis e casas finamente decoradas.
Mas haverá também Cascais, historicamente foi uma pequena vila piscatória, até que o rei Luís I (1838-1889) a escolheu como residência real de verão. Depois da nobreza portuguesa veio a alta sociedade portuguesa, que construiu luxuosas vilas, decorou residências e ricos jardins. Hoje, Cascais é uma fusão elegante entre a arquitectura decorativa do século XIX e o charme tradicional português. Como sempre, muitos convidados, muitas oportunidades de reflexão.
[email protected]

Na foto está o centro histórico de Cascais, com vista para a costa atlântica a apenas 30 km de Lisboa

Clique aqui para saber todos os detalhes da viagem e, se desejar, reserve. Você também pode reservar pelo telefone 02-303.294.03 (aberto de segunda a sexta das 9h às 18h; sábado das 9h às 13h). Sempre para receber informações ou fazer reservas você pode enviar um email para [email protected] A InViaggio também está nas redes sociais. No Instagram (@Inviaggioconcorriere) e no Facebook (www.facebook.com/InViaggioConCorriere/) Nosso boletim informativo gratuito chega todas as quintas-feiras Info corriere.it/newsletter https://www.instagram.com/inviaggioconcorreere/

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."