Nelson Freitas e esta mula que conta a história de Portugal

Quinta edição do San Pellegrino Young Chef, à semelhança das anteriores em Milão, desta vez com entrega de prémios no Hangar Bicocca sob as torres do Anselme Kieferos “Sete Palácios Celestiais” cuja visão nunca o deixa indiferente ou frio.

Convidado de honra Massimo Botturahomenageado por Nancy Silverton, uma grande figura de Los Angeles e Milão porque fez parte do júri: “Sei que estou fora do assunto, mas quero agradecer ao Massimo porque o ouvi há anos e foi um choque e uma revolução. Pela primeira vez, um chef foi além da perfeição de um prato, dizendo ao mundo o que acontece em uma preparação.”

E após a apresentação de todos os protagonistas, todos à mesa para saborear um cardápio elaborado por Família franciscana4 marcas de Modena e tantas propostas dos Apeninos e da vegetação rasteira Emiliana de Francesco Vicente de Franceschetta58; depois a Rosetta com ervas, ovo e massa de espinafre com creme de tosona Virginie Cattaneo do Cavalo em Maranello, Verde morando perto Jéssica Rosvalum soberbo cotechino em crosta de ervas, mostarda de maçã e molho verde, cor quase obrigatória na abertura do Gato verde na Casa Maria Luigia. Por fim a sobremesa histórica: Pane è oro, uma pepita de panetone, lentilha, sabayon e ouro em pó, para tratar Doina PaulescoconfeiteiroOsteria Francescana.

Massimo Botturaconvidado especial na cerimônia de premiação no Hangar Bicocca

Salmonete crocante, ouriço do mar e alho preto caseiro, prato vencedor de Nelson Freitas

Salmonete crocante, ouriço-do-mar e alho preto caseiroo prato do vencedor Nelson Freitas

Após a última mordida, o vencedor, o português, foi anunciado Nelson Freitasque passou da função de chef de partie para a de sous chef júnior em janeiro passado Fcinquenta segundos o ponto de venda do restaurante basco multiestrelado Martin Berasategui em Lisboa, um restaurante com uma vista vertiginosa sobre o Oceano Atlântico, a 120 metros de altura, a partir da Torre Vasco da Gama (50 segundos esse é o tempo que leva para chegar aqui no elevador). Dividindo homenagens com Freitas, seu mentor Felipe Carvalhochef executivo do mesmo restaurante.

A placa, Salmonete crocante, ouriço-do-mar e alho preto caseiro (“Salmonete crocante, ouriços-do-mar, alho preto de produção própria”) é um hino ao país de origem do chef: o júri ficou impressionado com uma série de fatores: temperatura de serviço, estética de cores e contrastes, concentração convincente. de sabores e aproveitamento de cada parte do peixe.

Durante a cerimônia, eles receberam outros 3 prêmios:

Artur Gomes (Portugal), vencedor do Prémio S.Pellegrino de Responsabilidade Social com Aipo-rábano Vale das Lobas (“raiz de aipo de Vale das Lobas”).

He-Sen Liu(LinglongPequim), vencedor doPrêmio Acqua Panna Conexão em Gastronomia, com Molho de ostra caseiro Shandong Wagyu (“molho de ostra caseiro com wagyu Shandong”).

Ian Goh (Singapura), vencedor do Prêmio “Food for Thought” dos amantes da comida para ele Cordeiro Patrimonial(“a herança do cordeiro”).

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."