Ferrovie dello Stato, o que está fazendo na maior conferência de tecnologia

O registo, tal como descrito também em Lisboa, permite a acreditação gratuita de startups e as empresas do Grupo podem contar com uma ferramenta digital adicional de internalização de competências através do lançamento de concursos por convite.

Em Lisboa, haverá também um espaço para contação de histórias, num workshop com Daniele Pesschefe de Inovação do grupo FS, e Giulio Leavelfariresponsável pela localização na RFI (Rete Ferroviaria Italiana, empresa do grupo que gere a infra-estrutura ferroviária nacional, nota do editor), sinergias já implementadas.

O painel, intitulado “Inovação aberta com FS, estudo de caso“, O sinergias de sucesso que o Grupo já está implementandoconta aquele da Safetecom, que desenvolveu o software “Mine Crime”: por ter apoiado este projecto (e o da Xrit, nota do editor), o grupo FS ganhou o prémio Prêmio Smau de Inovação.

No caso do Crime Mineiro, a relação entre a inovação externa e interna é muito concreta e visa resolver uma questão espinhosa, a prevenção de eventos criminosos perto das estações, ponto de contacto necessário entre o contexto urbano e a infra-estrutura.

A plataforma proprietária Stationland, que permite à RFI tomar decisões estratégicas sobre a concepção de espaços também graças à análise dos dados de frequência das estações, foi integrada com dados relacionados com a segurança fornecidos pelo Mine Crime, software que recolhe e sistematiza dados sobre planeamento urbano. crimes, graças ao acesso às bases de dados continentais. Como parte da colaboração, Crimes relacionados com minas Desenvolveu um prova de conceito com o grupo de análise RFI, este último teve como objetivo compreender melhor as ameaças e riscos das estações que utilizam dados geolocalizados. A partilha de dados permitiu-nos aprofundar vários parâmetros, mas também confirmar a precisão e capacidade de previsão de eventos críticos, incluindo Teste de stresst na área de robustez dos modelos utilizados.

A colaboração entre a RFI, empresa do Grupo Ferrovie dello Stato, e Safetecom (proprietária da Mine Crime) demonstra que são necessárias mais ações conjuntas para concretizar o paradigma da inovação aberta: a startup já tinha de facto vencido um desafio de inovação aberta anunciado pela FS (intitulado “Todos os caminhos começam em Roma”). A combinação de ferramentas, incluindo os Acordos-Quadro para a Inovação e a criação do Startup Register, visa tornar as discussões e relações com o ecossistema de inovação italiano mais concretas e calibradas (e, talvez, resultados menos aleatórios, nota do editor).

Mas as startups também podem receber uma mensagem: como demonstra o apoio aos projetos Mine Crime e Xrit, a inovação aberta visa resolver, através de alavancas tecnológicas, desafios importantes como a proteção de ativos ou a eficiência da gestão técnica. A margem de inovação é significativa e variada, como evidencia a lista de classes de produtos constantes do Registo (nove no total): tecnologia da informação, aumento humano, hiperautomação, madtech, design generativo, IoT, tecnologia espacial, etc. As tecnologias de viagens, os novos serviços de mobilidade e a micromobilidade também não podem faltar. De um modo geral, os desafios do Grupo são complexos porque deve enfrentar a transformação da procura de mobilidade e a eficiência da cadeia de abastecimento, num quadro geral onde tudo é global (desde o contributo que pretende dar em termos de sustentabilidade ambiental até às alterações climáticas que pode impactar a resiliência das infraestruturas, a eventos como a pandemia que, durante algum tempo, afetaram fisiologicamente o solicitar). Resumindo, colaborar é bom, mas depois é preciso conversar Mesmo idioma enfrentam mudanças exigentes.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."