Professora Maria Luisa Di Pietro do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

25 de novembro de 2023 Papa Francisco nomeou 11 novos membros do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vidaincluindo o professor Maria Luisa Di Pietroprofessor associado de medicina legal da Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade Católica e diretor do Centro de Pesquisa e Estudos em Saúde Reprodutiva Da universidade.

Maria Luisa Di Pietro é professor associado de medicina legal na Universidade Católica do Sagrado Coração desde 2001. Lecciona como docente de bioética na Universidade Católica de Ávila (Ávila, Espanha) desde 2012 e como professor visitante na USAT- Universidad Católica Santo Toribio de Mogrovejo (Chiclayo, Peru) desde 2013. É professora visitante na Universidade Católica da Argentina (UCA) em Buenos Aires, na Universidade Católica da Colômbia em Bogotá, na Universidade Católica do Chile em Santiago. e na Universidade Católica Coreana em Seul.

Licenciada com louvor em Medicina e Cirurgia em 1982 pela Universidade Católica, especializou-se – na mesma Universidade – com excelentes notas em Endocrinologia (1985) e Medicina Legal (1991). Em 1987, obteve o título de mestre em teologia do matrimônio e da família no Pontifício Instituto João Paulo II, onde foi professora de bioética de 2003 a 2019.

Desde 2019 é diretora do Centro de Pesquisas e Estudos em Saúde Reprodutiva e coordena o Centro de Estudos e Pesquisas sobre a Regulação Natural da Fertilidade da Universidade, onde até 2019 dirigiu o Centro de Pesquisas e Estudos sobre Saúde Global. É membro da comissão diretiva do Centro de Investigação e Estudos em Saúde Humana e Avaliação Social Intercultural (HERA) e membro da comissão científica do Centro Universitário de Bioética e Ciências da Vida.

Desde 2022 é vice-presidente da Comissão Nacional de Bioética na presidência do Conselho de Ministros, da qual foi membro de 2002 a 2014.

É membro do comitê de ética do hospital infantil Bambino Gesù, do qual foi presidente de 2002 a 2011.

De 2006 a 2009, foi copresidente nacional da Associação Ciência e Vida e membro da Pontifícia Academia para a Vida de 2003 a 2016.

Foi também membro da Comissão Mundial de Ética do Conhecimento Científico e Tecnológico (COSMET), UNESCO (2006-2009), membro do Observatório para a Integração de Pessoas com Deficiência do Ministério da Educação, Universidade e Investigação, ( Itália) (2002-2004), vice-presidente da Comissão de Estudo para o exame das dificuldades dos jovens e dos fenómenos de marginalização social (mais tarde Observatório) do Ministério da Educação, da Universidade e da Investigação (2002-2004).

Autor de numerosos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e de volumes traduzidos para coreano, espanhol, português e romeno. As actuais áreas de investigação incluem saúde pré-concepcional e periconcepcional, prevenção da infertilidade, insegurança alimentar em condições vulneráveis ​​(idade pediátrica; gravidez), promoção da saúde e taxas de natalidade.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."