Benfica-Inter, câmara lenta – Equipa de arbitragem salva pela tecnologia: VAR “marcou” dois golos e expulsou A. Silva

Foi confiado à equipa de arbitragem da Letónia, liderada por Andris Treimanisa direção de corrida de Benfica-Interpartida válida pela quinta jornada do grupo D do Liga dos Campeões. O assobiador de 38 anos de Kuldiga, internacional desde 2011, não beneficiou da colaboração precisa dos assistentes de campo Spasennikovs e Gudermanis, mas pelo menos a dupla universitária Bebek-Denkert deu-lhe uma tábua de salvação nos dois episódios chave do início do temporada. Em duas ocasiões, os gols de João Mário e Marko Arnautovic foram primeiro anulados por impedimento e depois validados com recurso à tecnologia. No final da partida, uma terceira intervenção do VAR chamou a atenção para avaliar falta de Antonio Silva em cartão vermelho não visto ao vivo. Abaixo estão todos os episódios de câmera lenta:

5′ – Inicialmente, o gol do ex-jogador João Mário foi anulado devido a um suposto impedimento sinalizado pelo auxiliar Spasennikovs. Poucos segundos depois, a verificação efectuada na sala do Var invalida a decisão tomada em campo: é Stefan de Vrij quem mantém em jogo Casper Tengstedt, então autor do banco inteligente do remate da vitória dos portugueses.

13′ – Tudo está bem na dobradinha de João Mário. Casper Tengstedt e Rafa Silva roubam legalmente a bola de Kristjan Asllani muito mole, o centro chega em direção a Bisseck que erra, abrindo a porta para JM, portanto é impossível errar o chute a um passo da linha.

15′ – Frattesi intervém de forma decisiva no desarme com João Neves, de quem rouba a bola. Mas de forma irregular, segundo interpretação do árbitro: jogada perigosa do ex-jogador do Sassuolo.

26′ – Provável saída além da linha defensiva amigável de Arnautovic após passe profundo de Davide Frattesi. O auxiliar Gudermanis joga, com o austríaco chutando Trubin, pronto para a saída.

28′ – O árbitro negligencia o contato Bisseck-Tengstedt na entrada da área do Inter. O alemão arriscou mais do que tudo nestas circunstâncias: em caso de apito, o ex-jogador do Aarhus também teria recebido uma advertência, além de uma punição para o time da casa.

30′ – Arnautovic encontra-se na sanduíche entre João Mário e Otamendi: o apito do árbitro é inevitável e impede o recomeço do Benfica.

34′ – Sem dúvida no hat-trick de João Mário, que acompanha a bola para a rede com a barriga, partindo de uma posição muito regular, no estranho cruzamento de Tengstedt.

43′ – Mais um erro do assistente Gudermanis, que marcou escanteio para o Inter, apesar do toque de Rafa Silva, após Davy Klaassen ter levado a bola para além da linha de fundo. Manifestações fundadas no dia 27 sob a camisa vermelha após o pontapé da bandeira.

44′ – Carlos Augusto repete falta sobre Di Maria: tendo perdido a posse de Fideo, o árbitro decide apitar falta a favor dos portugueses.

46′ – Por frustração de Darmian, que chegou atrasado quando Tengstedt já havia descarregado a bola: o cartão amarelo foi perdido para o zagueiro do Inter.

SEGUNDA PARTE –

50′ – João Neves claramente tropeçou em Sánchez à entrada da área do Benfica: apenas em cobrança de falta, o árbitro prefere não punir o autor com cartão amarelo.

51′ – O 3-1 de Arnautovic é inválido, pelo menos no início. Tal como no primeiro tempo, é o VAR que felizmente faz um remendo: João Mário tem preguiça de subir e mantém o antigo bolonhês em jogo na cabeça de Bisseck.

58′ – Acerbi está claramente em jogo, na sequência de um lançamento lateral de Klaassen, antes de cruzar para o golo acrobático de Frattesi.

69′ – De pênalti para o Inter, o árbitro não tem dúvidas e aponta o dedo: Otamendi intervém tocando na bola, mas depois pisa no pé de Thuram. Longa verificação do VAR para avaliar também a suposta falta de Sánchez no início da ação sobre Neves: está tudo bem, recuperação de bola limpa e pênalti confirmado. Mesmo que o chileno, ao assistir ao replay, tenha se arriscado nas circunstâncias ao atropelar o adversário.

72′ – Após execução perfeita de Sánchez na hora, o árbitro avisa João Mário por protesto.

76′ – Cuadrado comete um erro tático para impedir a perigosa recuperação de João Mário: flash amarelo para o colombiano, como aconteceu no domingo em Torino.

79′ – Morato também se encontra na lista de travessuras do Árbitro.

83′ – Antonio Silva dirige um desarme brutal a Barella: o árbitro deixa o jogo continuar a aplicar a regra da vantagem, sem perceber a gravidade da intervenção. Ao final da ação, o VAR entra novamente em cena para entender se há motivo para dar cartão vermelho e, por fim, chama o árbitro para o monitor que, após análise, decide expulsar o número 4. Decisão aceitável.

87′ – Lautaro rouba a bola de Morato e corre em direção ao gol. O árbitro o interrompe na hora certa, percebendo uma falta, que parece estar ali.

89′ – Árbitro confuso: Bisseck desvia chute de Rafa Silva. O Benfica recusou um canto.

90′ – Recuperação visivelmente robusta: nove minutos adicionais.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."