A dupla Savigni e a academia vocal instrumental durante o fim de semana ‘Chitarre e Oltre’ em Girifalco

Girifalco – Três eventos, entre 2 e 3 de dezembro, da décima primeira edição do “Festival da Guitarra e não só…” promovido pela associação cultural “Animula”. O teatro das iniciativas será o Palazzo De Stefani – Ciriaco in Girifalco, com a dupla Laura e Enrica Savigni, pianoforte e violão romântico, e com a Academia Vocal e Instrumental, com Stefania Gualtieri-pianoforte, Giovanna Massara-soprano, Maddalena Cefalì . -flauta, Alessio Eugenio Durante-viola, Claudio Fittante e Fabio Sirianni-violões históricos. Na manhã de sábado, a dupla Savigni encontrará os alunos do Instituto Integral “Scopelliti – Girifalco” de Girifalco num momento educativo e formativo a eles dedicado durante o qual será tocado o “pianoforte”, instrumento de época gentilmente colocado à disposição do Maestro. Cláudio Fittante presidente da Animula. À tarde, às 18h30, seguir-se-á um concerto aberto ao público com música de Johann Kaspar Mertz, Mauro Giuliani, John Field, Johann Nepomuk Hummel, no qual será possível apreciar os sons tímbricos particulares que emergem do fusão de pianoforte e violão romântico, nas performances dos dois artistas emilianos.

No domingo, 3 de dezembro, ainda no Palazzo De Stefani – Ciriaco, às 18h30, será a vez da Academia Vocal e Instrumental, que apresentará uma programação variada de peças originais para os grupos que se alternarão nas diferentes apresentações. , na sala La splendide daquela época albergava certamente actividades artísticas e musicais segundo a tradição do século XIX, que considerava os “Concertos de Câmara” como a expressão cultural máxima, embora elitista, para a qual convergiam entusiastas e admiradores da música clássica. Os dois concertos noturnos, sábado, 2 de dezembro, com o Duo Savigni, e domingo, 3 de dezembro, com a Academia Vocal e Instrumental, acontecerão às 18h30, com entrada gratuita.

Laura e Enrica Savigni realizam atividades concertísticas como duo e solistas, apresentando-se regularmente em importantes eventos na Itália e no exterior. Eles realizam regularmente masterclasses e seminários sobre repertório e práticas performáticas do século XIX. Os eventos anteriores incluem: Conferência Plenária Anual da SMI (Irlanda), 1º Congresso de Guitarra (Portugal), Simpósio de Investigação da TU Dublin (Irlanda), 3ª Conferência de Guitarra do Século XIX (Cremona). Laura Savigni é atualmente professora de piano e história e tecnologia do piano no Conservatório de Música “Vecchi-Tonelli” de Modena, enquanto Enrica Savigni é professora de guitarra na Universidade de Maynooth (Irlanda).

A Academia Vocal e Instrumental tem a seu crédito vários concertos em Itália e na Europa e é uma das expressões das diferentes atividades promovidas pela associação “Animula”. Conta entre os seus membros a presença de artistas e mestres de renome, bem como de jovens talentos emergentes que aderiram com entusiasmo a este projecto “Academia”, demonstrando notável competência e flexibilidade nos diferentes repertórios oferecidos. Mestres de diversas especialidades instrumentais realizam atividades de concerto para importantes organizações e associações e alguns deles são contratados por institutos públicos para fins musicais na região de Lametino e na província de Reggio Calabria: Claudio Fittante, professor de violão na “Perri – Pitagora Polyvalent Instituto – Lamezia Terme, professor de violão Fabio Sirianni no Instituto Polivalente “Nicotera – Costabile” – Lamezia Terme, Alessio Eugenio Durante, violista da Orquestra do Conservatório G. Verdi de Milão, professor de violino no Instituto Polivalente Rizziconi, professor de canto Giovanna Massara e Stefania Gualtieri professora de piano, ambas do colégio “Tommaso Campanella” de Lamezia Terme, Maddalena Cefalì flautista da Orquestra do Conservatório “Arcangelo Corelli” de Messina.