Itália desmorona: Portugal vence na goleada, qualificação para as meias-finais está ameaçada

Itália retorna à Terra. Após a grande vitória contra Malta na estreia, os azzurrini caíram desastrosamente diante do Portugal durante a segunda saída Campeonato Europeu Sub-19. Uma derrota que dói, primeiro pela vantagem ilusória obtida aos 6 minutos que fez pensar em outro jogo, depois pelaexpulsão inexistente por Lipani que obrigou os azzurrini a serem numericamente inferiores ao longo da segunda parte. Os Lusitanos, que empataram com Ribeiroonze contra dez, eles ultrapassaram no início do segundo tempo com Gustavo Sá depois fechou as contas com Braço antes dos dois últimos gols de Hugo Félix E João Gonçalves que fechou os cinco primeiros. O último jogo agendado para domingo, às 18h00, frente ao Verona, será, portanto, decisivo para a passagem à próxima eliminatória. Polônia.

ILUSÃO E COLAPSO

É uma pena, porque a partida correu muito bem com o jogador do Genoa Lipani que na primeira oportunidade faz 1 a 0 de cabeça, surge perfeitamente no poste mais distante e chega pontualmente ao centro Tem um liberado do centro por um escanteio. O empate veio aos 35 minutos com Ribeiro que marca o 1-1 com um deslizamento cirúrgico do pé direito após gesto ousado da seleção portuguesa. Apenas a um suspiro de distância, o episódio que isso muda totalmente a partida: Lipani, aliás, foi expulso pelo árbitro que sancionou cartão vermelho com o braço aberto para Gustavo Sá. Um erro e tanto retumbante: se a advertência dada ao meio-campista aos 8 minutos pareceu no mínimo severa, a expulsão foi bastante simplesmente inexistente. Com menos um homem, o desafio passa para as mãos de Portugal, que na segunda parte ultrapassa e fecha o marcador: primeiro com um remate de pé direito Gustavo Sá no final de uma bela incursão pela direita de Esteves (12′), depois pela cabeça de Braço após escanteio perfeito de Hugo Félix (23′). Os cavalos agora separados chegam aos dois últimos golos que garantem o 5-1 final: primeiro com Hugo Félix num passe decisivo de João Gonçalves, depois com o mesmo João Gonçalves que marca com um belo chute de pé esquerdo no segundo poste.

CLIQUE AQUI PARA VER OS DESTAQUES

Assim Alberto Bollini em figc.it: “É difícil gerenciar uma equipe como Portugal quando você tem 11, menos ainda 10. Uma partida ruim, mas você tem que se recuperar imediatamente energias psicofísica. A passagem às meias-finais ainda não está excluída: no domingo temos o último jogo contra a Polónia e com certeza vamos jogá-lo“. O capitão o ecoa Filippo Missori: “A acidente de viação, uma partida dá errado e isso pode acontecer. Ainda tenho muita confiança neste grupo e tenho a certeza que contra a Polónia vamos recuperar o nosso“.

A FOLHA DE PONTUAÇÃO

PORTUGAL-ITÁLIA 5-1
OBJETIVOS (0-1, 5-1): 6′ Lipani (I), 35′ Rodrigo Ribeiro (P), 12′ Gustavo Sá (P), 23′ Gabriel Bras (P), 44′ Hugo Félix (P), 46′ João Gonçalves (P).
PORTUGAL (4-3-3): Gonçalo Ribeiro; Gonçalo Esteves (18′, Martim Fernandes), António Ribeiro (40′, Luís Gomes), Gabi Brás, Martim Marques; Samuel Justo (18′ rue Diogo Prioste), Nuno Felix, Gustavo Sá (18′ rue João Gonçalves); Hugo Félix, Rodrigo Ribeiro (33′ rue Miguel Fale), Carlos Borges. Disponível Diogo Pinto, Jorge Meireles, Herculano Nabian, da Rocha. Todo mundo, Milheiro.
ITÁLIA (4-3-3): Mastrantônio; Kayode, Dellavalle L., Regonesi, Missori; Pisilli (15′ rue Amatucci), Lipani, Ndour (45′ rue Vignato); Koleosho (30′ rue D’Andrea), Turco (15′ rue Esposito), Hasa. Disponível Palmisani, Chiarodia, Dellavalle A., Bozzolan, Faticanti. Todos os selos.
ÁRBITRO: Sven Jablonski (Alemanha).
ASSISTENTES: Kempter (Alemanha) e Harsing (Estônia).
QUARTO OFICIAL: Jaanovits (Estônia).
EXCLUÍDO: 44′ Lipani (I).
AVISOS: Antonio Ribeiro (P), Samuel Just (P), Koleosho (I), Ndour (I), Diogo Prioste (I).

O CALENDÁRIO

Segunda-feira, 3 de julho
Polónia-Portugal 0-2
Malta-ITÁLIA 0-4

Quinta-feira, 6 de julho
Portugal-ITÁLIA 5-1
Malta-Polônia 0-2

Domingo, 9 de julho
ITÁLIA-Polônia (18h, Estádio Nacional, Ta’Qali, ao vivo Rai Sport)
Portugal-Malta (18h00, Estádio Gozo, Xewkija).

(nas semifinais, os dois primeiros de cada grupo se enfrentam)

Semifinais

Quinta-feira, 13 de julho
às 18h, Estádio Tony Bezzina, Paola
às 21h, Estádio Nacional, Ta’Qali

O final

Domingo, 16 de julho
às 21h, Estádio Nacional, Ta’Qali

ROLO DE HONRA (Os europeus venceram)

Espanha (8), França (3), Inglaterra (2), ITÁLIA, Portugal e Ucrânia (1).