MotoGP GP Portugal 2023, programa do Grande Prémio: datas, horários, circuito

O guia do Grande Prémio de Portugal de MotoGP de 2023 que decorrerá no circuito algarvio de Portimão: o programa com as datas e horários das sessões de pista e as características do circuito português onde decorrerá a primeira volta da nova corrida temporada.

Insira o novo Canal WhatsApp por Sport Fanpage.it

Após os testes, o MotoGP voltar ao caminho certo para primeira rodada da Copa do Mundo de 2023: de sexta-feira, 24 de março, a domingo, 26 de março na verdade, o Campeonato Mundial de MotoGP acontece em Tour Portimão Algarve para o GP de Portugal. O programa para o primeiro fim de semana de corrida sazonal vê um novo formato em comparação com o passado: sexta-feira os pilotos da categoria rainha (mas também os de Moto2 e Moto3) vão à pista para as duas primeiras sessões de treinos livres (FP1 e FP2), sábado de manhã para o Treino Livre 3 (reduzido) e qualificação, sábado à tarde para a primeira corrida Sprint da história do MotoGP e finalmente no domingo para a corrida que premiará a maior soma de pontos do campeonato mundial. A mudança no formato também altera os horários diferentes sessões na pista portuguesa. Primeiro confronto da nova temporada entre o atual campeão mundial Pecco Bagnaia e o desafiante número um Fabio Quartararo.

Treino livre sexta-feira

O programa do GP de Portugal de MotoGP de 2023 terá início na sexta-feira, 24 de março, às 11h45 (hora italiana) com o primeira sessão de treinos livres que durará 45 minutos. O treino livre 1 da categoria rainha no circuito de Portimão será precedido pelos TL1 da Moto3 (das 10h00 às 10h35) e dos da Moto2 (das 10h50 às 11h30). À tarde, os pilotos de alto nível regressarão à pista portuguesa para o FP2 (que este ano tem a duração de uma hora e após a qual será estabelecida a classificação horária acumulada) cuja partida está prevista para as 16h00. Também neste caso, realizar-se-á primeiro a segunda sessão de treinos livres da classe de motores pequenos (às 14h15), seguida da da classe média (às 15h05).

Qualificação de sábado de manhã

A ação no circuito de Portimão para os pilotos de MotoGP será retomada no sábado, 25 de março, às 11h10, durante a meia hora de treinos livres que antecede o qualificações que estabelecerá a pole position e a grelha de partida da Sprint Race e do GP de Portugal e que terá início às 11h50 com o T1 e eles continuarão com o T2 a partir das 12h15 Para Moto3 e Moto2, no entanto, o FP3 começa às 9h40 e 10h25, respectivamente, e a qualificação às 13h50 e 14h45.

Tempestade destrói a casa de Casey Stoner: 'uma das piores inundações já vistas'

A corrida Sprint na tarde de sábado

A primeira terá lugar na tarde de sábado, 25 de março, no circuito de Portimão Corrida de velocidade de MotoGP. O início da mini-corrida de 12 voltas do GP de Portugal, que atribui pontos de campeonato aos nove primeiros classificados, está marcado para as 16h00.

a corrida de domingo

O ato final do fim de semana do GP de Portugal, primeira corrida do Campeonato do Mundo de MotoGP de 2023, terá lugar no domingo, 26 de março, com a corrida completa que atribui o maior número de pontos no campeonato do mundo. O aquecimento será às 10h45. a largada da corrida de alto nível no circuito de Portimão está marcada para as 15h00.. Este é aliás o momento em que os pilotos da categoria rainha partirão da grelha de partida do traçado português para disputar a primeira ronda da temporada. A corrida de Moto3 começa às 12h00 e a corrida de Moto2 às 13h15.

O circuito de Portimão

A realização do GP de Portugal que abre o Mundial de MotoGP de 2023 seráCircuito Internacional do Algarve localizado a meia hora de Portimão. O traçado português tem 4,59 quilómetros, com 9 curvas à direita, 6 curvas à esquerda e a recta mais longa com 970 metros.

Segundo os técnicos da Brembo, fornecedora de sistemas de travagem a todos os pilotos de MotoGP, o circuito de Portimão apresenta um traçado de travagem moderadamente exigente: são nove secções de travagem para um total de 28,5 segundos por volta. Dos nove troços de travagem, apenas um é considerado de travagem muito exigente, três são de dificuldade média e os restantes cinco são pouco exigentes. A travagem na curva 1 exige maior esforço dos condutores e dos sistemas de travagem. as motos chegam a 339 km/h e entram na curva a 120 km/h após 4,6 segundos de desaceleração durante os quais percorrem 262 metros.

Para a corrida de MotoGP estão previstas 25 voltas após a largada e o total que os pilotos alcançarão na pista será de 114,8 km. OA lista de prêmios absolutos pertence a Pecco Bagnaia que em 2021 na qualificação imprimiu incríveis 1'38.725 em relação a volta mais rápida da corrida a primazia está nas mãos de Fábio Quartararo que no ano passado nesta pista parou o relógio em 1m39,435s.