retrocesso entre Portugal e Piemonte

A cerimónia de transferência entre a região do Douro em Portugal com os seus 19 municípios e o Alto Piemonte e Grande Monferrato com os 20 municípios que receberam o reconhecimento europeu foi realizada no sábado, 13 de janeiro, em Lamego, em Portugal. A cerimónia decorreu em Lamego, zona que teve esta designação para 2023.

Um prestigioso reconhecimento que premeia as adegas e os seus vinhos, mas também os territórios onde as empresas operam, nomeadamente a região de Novara, em particular: Ghemme, município líder com Barengo, Boca, Bogogno, Borgomanero, Briona, Fara Novarese, Grignasco, Mezzomerico, Romagnano Sésia. , Sizzano e Suno. Estiveram presentes na delegação o vice-presidente da Wine Cities Stefano Vercelloni, o prefeito de Ghemme Davide Temporale, o prefeito de Suno Riccardo Giuliani.

Para a região, porém, estiveram presentes na cerimónia de entrega o conselheiro regional da agricultura Marco Protopapa e o diretor da biblioteca regional de vinhos de Gattinara, Umberto Stupenengo e o diretor da biblioteca regional de vinhos de Ovada, Mario Arosio.