Itália-Portugal 0-0, o bom jogo não basta: os Azzurri estão eliminados da Final Four

MILÃO O sexto empate consecutivo transforma a estatística numa espécie de maldição. Não sabemos mais como vencer diante do nosso povo. Isso não acontecia há 14 meses, quando derrotamos Israel em Reggio Emilia com uma rede Immobile. Desta vez, Ciro é o homem que está no centro da linha de fogo e da crítica, o símbolo de uma seleção que não sabe mais fazer gols. O ataque é o nosso mal. O jogador da Lazio, preferido a Berardi e aos falsos nove, é o primeiro a entrar no banco dos réus: duas chances e dois erros no espaço de trinta e cinco minutos. Acima de tudo, ele não se comunica com os companheiros, está impedido, é quase um corpo estranho. Quando ele foi chamado de volta ao banco para jogar lasanha, a quinze minutos do final, até a generosa torcida de San Siro vaiou-o com raiva.

A Itália absolutamente não tem a frieza de um assassino. Com Icardi, podemos estar na Final Four. Em vez disso, e com um jogo a perder, Portugal parte. O caso está encerrado. Terça-feira, em Genk, com os Estados Unidos, poderemos concentrar-nos nas experiências de Mancini sem ter de olhar para o resultado de Guimarães, onde os encarnados de Fernando Santos defrontarão a despromovida Polónia.

A Itália é linda, mas é um desperdício. Vantagens habituais e, infelizmente, defeitos habituais. Quer o centroavante seja real ou falso, o ataque permanece vazio. O caminho escolhido por Mancini é o certo, mas o futebol é simples e para vencer é preciso marcar gols. O treinador deve encontrar uma solução rapidamente. Estamos sentindo falta de um centroavante.

Durante uma hora damos aos campeões europeus uma dura lição de jogo, organização, ritmo, mas no final somos salvos por Donnarumma no chute forte e cotovelado de William Carvalho. Se o ataque falhar, a defesa aguenta e o meio-campo fica uma maravilha. Verratti, ao lado de Jorginho, finalmente é titular da seleção e Barella cresce. Portanto, não desanime. Mas também não devemos ficar entusiasmados: o caminho para o renascimento é longo. A fracassada Copa do Mundo ainda não foi cancelada.

A jovem Itália ficou imediatamente no local. Bola rasteira, triângulos rápidos, dribles. Mas também personalidade e coragem. Texturas suaves e ações insistentes. Chiellini supera rapidamente a emoção das cem partidas da Itália com uma finalização digna de aplausos sobre Bruma, Insigne se aproxima de Immobile. A Chiesa, por outro lado, tende a se expandir demais e fica à margem. A ação como um todo é profunda e rápida. Mas o gol adversário é apenas uma miragem. Às vezes há um passo longe demais. Muitas vezes o objetivo está errado. Immobile inicialmente deu um chute feio após a façanha de Rui Patrício no flash shot de Insigne; depois, libertado por uma sugestão magistral de Verratti, deixa-se enfeitiçar pelo próprio guarda-redes português. O pé de Florenzi e a cabeça de Bonucci erram o alvo.

Portugal, tudo menos ingénuo, muitas vezes se mete em problemas. No primeiro quarto, ele tem força para contra-atacar chute após chute, mas com o passar dos minutos ele vai se retirando gradativamente para sua própria quadra de defesa e não poupa nem algumas faltas feias. Exceto para reacender depois de uma hora, quando o impulso italiano perdeu um pouco o fôlego. João Mário, revivido por Spalletti, é a abordagem de Fernando Santos para dar qualidade e imprevisibilidade ao meio-campo mesmo que depois perca uma grande oportunidade.

Empatar com nossos rivais é bom, tanto que na final se limitaram a conter os últimos lampejos de generosidade dos azzurri: Chiesa exigiu pênalti e arriscou o cartão vermelho por cotovelada. Lasanha depois Berardi não tem impacto. O 0 a 0 também é o quinto empate consecutivo da seleção em Milão: uma verdadeira maldição.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."