Macron quer imediatamente uma lei sobre o fim da vida, em Itália iniciativas regionais – Saúde e Bem-Estar

PARIS. O presidente francês, Emmanuel Macron, quer um projeto de lei sobre o fim da vida “até ao final do verão de 2023”. Falando antes da Convenção Nacional sobre o Fim da Vida, Macron também promoveu um “plano nacional de dez anos para alívio da dor e cuidados paliativos”.

Um plano, garante o líder do Eliseu, que será acompanhado de “investimentos necessários”.

“O Estado tem a obrigação de alcançar resultados”, continuou Macron, insistindo na necessidade de garantir “acesso efetivo e universal aos cuidados de fim de vida”.

Depois de reunir durante vários meses um certo número de franceses escolhidos por sorteio, uma convenção de cidadãos declarou-se principalmente a favor da “assistência activa à morte”, mas sob certas condições.

No dia 31 de março, o parlamento português aprovou pela quarta vez uma nova versão da lei. que descriminaliza a eutanásia e o suicídio assistido.

A lei já tinha sido rejeitada três vezes: por veto presidencial, em 2022, e pelo Tribunal Constitucional, a primeira vez em 2021, a última vez em 30 de janeiro.

A razão dos fracassos anteriores residiu sempre na ambiguidade do vocabulário utilizado. na qualificação da doença como “fatal” ou “incurável”, deixando, segundo os juízes, uma margem de opacidade e discricionariedade excessiva.

Esta quarta versão da lei retoma a definição de “sofrimento muito intenso” causada “por uma doença grave e incurável” ou por “uma lesão definitiva de extrema gravidade” e “intolerável” para o paciente. A novidade é que o legislador abandonou alguns adjetivos que apareciam em versões anteriores, como “psicológico e/ou espiritual” em referência ao sofrimento, e agora estabelece uma espécie de precedente para o suicídio assistido, quando o paciente ainda é capaz de auto-ajuda. administração de medicamentos letais e eutanásia, que só será autorizada em casos de evidente incapacidade do paciente para administrar os medicamentos.

Este princípio de subsidiariedade entre as duas técnicas, segundo informação recolhida pelo próprio Departamento de Informação Jurídica e Parlamentar, é considerado único em comparação com toda a legislação semelhante já em vigor noutros países. A atual lei portuguesa, que será novamente avaliada pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa, nem sequer especifica quem deve certificar a incapacidade física do paciente para autoadministrar medicamentos.

Em Itália, após a controversa rejeição do Tribunal Constitucional no ano passado, está em curso uma iniciativa para desenvolver leis regionais sobre o suicídio assistido.

Uma lei regional “pode estabelecer prazos curtos, respeitadores do sofrimento das pessoas” para o acesso ao suicídio assistido, disse ele. advogada Filomena Gallo, presidente da associação Luca Coscioniilustrando o projecto de lei regional para o qual foi iniciada uma recolha de assinaturas em Bolonha.

“Na lei de iniciativa popular proposta à Região Emilia-Romagna – explica Gallo – os prazos indicados para decisão são de 20 dias. Para um paciente, esses 20 dias são como se fossem muito mais, mas pelo menos não chegam aos dois anos que Federico Carboni, Antonio ou outros pacientes que solicitaram em outras regiões tiveram que esperar.

“As regiões podem intervir em questões de saúde – acrescenta Gallo – para determinar quais são os passos e dar uma resposta, então o paciente decide “A proposta de lei regional não visa introduzir nova legislação – conclui o presidente da Associação Coscioni – mas visa solicitar a “declaração de qual. já foi estabelecido pelo Conselho”.

No final de março, ocorreu uma audiência com o tesoureiro da associação, Marco Cappato, e as ativistas Felicetta Maltese e Virginia Fiume, que, no dia 8 de fevereiro, acompanharam até a morte na Suíça um paciente de 89 anos que sofria de doença de Parkinson.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."