Sordo mais rápido do Shakedown

ele saiu esta manhã 57º Rali de Portugal com o shakedown de Baltar (4,61 km) que viu os três terminarem na liderança Hyundai de Sordo, Tanak e Neuville seguida pela Toyota de Ogier e Ford de Fourmaux, com Kalle Rovanpera que teve alguns problemas com o sistema híbrido. O tempo está bom no norte de Portugal, até faz calor ao meio-dia, e vai ser assim durante todo o fim de semana. “Estou feliz – disse Sordo – mas a corrida será longa e difícil como sempre”. O estado das estradas observado pelos pilotos durante o reconhecimento também é bom, a curiosidade de todos é perceber quanto tempo as especiais permanecerão em óptimas condições de superfície.

A prova portuguesa confirmou a sua base operacional na Exponor de Matosinhos, 10 km a norte do Porto e planeia 3 etapas e 22 especiais num total de 337,04 km cronometrados que refletem em grande parte o modelo das últimas edições. Hoje, às 17h00, terá lugar a cerimónia de saída de Coimbra seguida da superespecial Figueira da Foz (2,94km) às 19h05. A primeira etapa continua amanhã e decorrerá na região do Algarve, 150 quilómetros a sul de Matosinhos. Estão previstas 8 etapas especiais num total de 126,90 km cronometrados, ou seja, duas passagens nos contrarrelógios de Mortágua (18,15 km), Lousã (12,28 km), Góis (14,30 km) e Arganil (18,72 km) com corrida ao meio-dia. zona de montagem de pneus em Arganil.

INÍCIO DO NOVO PIRELLI

Em Portugal, a Pirelli apresenta uma gama de pneus todo-o-terreno com uma construção renovada, de forma a garantir ainda maior durabilidade e resistência que o anterior, mantendo inalteradas as suas características de desempenho. Novos Scorpion KX WRC criados para carros de Rally1 substituem as tradicionais siglas SA e HA, para indicar respectivamente soft e hard, as indicações SB e HB. Estes novos pneus exploram as experiências e dados recolhidos pela Pirelli desde 2021 no campeonato supremo de rali e foram testados na Sardenha e em Portugal, ou seja, nos terrenos mais difíceis da temporada. Mesmo a versão hard do Scorpion destinada aos carros Rally2 apresenta uma evolução semelhante à introduzida para o Rally1.

Terenzio Testoni, gerente de atividades da Pirelli, diz que “O WRC representa também uma importante plataforma de desenvolvimento para todas as categorias e campeonatos em que estamos e continuaremos envolvidos, a começar pelo ERC. Portugal, que é uma das provas mais difíceis do Campeonato, será um campo de testes excepcional, do qual certamente retiraremos informações úteis. As equipes já manifestaram seu apreço pelo novo produto que oferece maior confiabilidade e robustez em relação ao anterior, ele próprio já muito apreciado pelos pilotos, mas com faixa de trabalho inalterada e desempenho que não requer aprendizado específico.

Aqui estão os tempos de shakedown:

1. Surdo em 2’51”2
2. Tanak em 0”5