Portugal está pronto para uma sociedade sem dinheiro?

Por exemplo, passamos de serviços bancários presenciais para serviços bancários por telefone, serviços bancários on-line via desktop e aplicativos bancários acessíveis em todos os smartphones.

O dinheiro não funciona mais como antes. E isto não é surpreendente: o sistema actual de utilização do dinheiro para representar o dinheiro evoluiu a partir dos sistemas simples de troca utilizados pelos clãs e tribos nos tempos antigos. A troca em si foi uma evolução da antiga tradição de troca de presentes.

Portanto, era apenas uma questão de tempo até que as notas e moedas dessem lugar a algo novo. As transações digitais foram o começo, as criptomoedas foram o próximo nível e, à medida que olhamos para o horizonte cada vez mais próximo da Web3, não podemos mais evitar a pergunta mais óbvia:

Ainda precisamos de dinheiro?

Uma sociedade sem dinheiro?

À medida que a tecnologia avança, muitas pessoas dependem de transações digitais e a ideia de uma sociedade sem dinheiro está se tornando cada vez mais popular. Mas estará Portugal preparado para esta mudança significativa na forma como gere o dinheiro?

A ideia de uma sociedade sem dinheiro está na moda atualmente, com cada vez menos pessoas carregando dinheiro físico consigo. Afinal, qual é a necessidade? Mas é claro que o dinheiro não é a única coisa que evoluiu: desenvolvemos máquinas com chip e PIN para pagar com cartão, seguidas pela tecnologia sem contato, Apple Pay e outras “carteiras” arquivos virtuais que podem ser. armazenado no telefone. .

Com a crescente consciencialização sobre a higiene e a propagação de germes durante a pandemia, cada vez menos pessoas transportam dinheiro consigo. Na verdade, durante a pandemia, muitas empresas adotaram uma política de pagamento “sem contacto”, levando muitas a recusar pagamentos em numerário.

Os desafios da transição para a tecnologia sem dinheiro

Apesar da tendência para o dinheiro sem numerário, Portugal ainda enfrenta muitos desafios antes que a sociedade sem numerário se torne uma realidade. Uma das principais preocupações é a exclusão digital. Embora muitas pessoas tenham acesso a smartphones e à Internet, algumas ainda precisam de formas de aceder a estas tecnologias.

Outra preocupação é o potencial de fraude e violações de segurança. Com o aumento das transações online, o risco de ataques cibernéticos e golpes é maior. Isto significa que Portugal terá de investir em melhores medidas de segurança e educar o público sobre como se proteger contra a fraude online.

Existem também preocupações sobre o impacto nas pequenas empresas, que poderão necessitar de mais recursos para se adaptarem a uma sociedade sem dinheiro. Isto poderia levar a um aumento do fosso de riqueza e a mais desigualdade económica.

Quais seriam as vantagens?

Apesar destes desafios, uma sociedade sem dinheiro poderia ser extremamente benéfica. Isto reduziria os custos de produção e gestão de moeda física, tornaria as transações mais rápidas e eficientes e aumentaria a transparência das transações financeiras.

À medida que Portugal enfrenta estas questões complexas, a transição para uma sociedade sem dinheiro é inevitável. No entanto, devemos adotar uma abordagem ponderada e ponderada nesta transição, garantindo que enfrentamos os desafios e colhemos os frutos.

Para mais informações contacte a Blacktower pelo telefone 289 355 685 ou por email:[email protected].

Isenção de responsabilidade:
As opiniões expressas nesta página são da responsabilidade do autor e não do Portugal News.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."