Relatório Eurydice, professores cada vez mais estressados ​​no Velho Continente

O sector da educação, a nível comunitário e global, nunca viu, salvo raros grupos históricos, um interesse político e social coerente, concreto, real e orgânico. A montanha de preconceitos ligada, por exemplo, ao baixo número de horas semanais passadas em aula e aos três meses de férias de verão, sem ter em conta a preparação das aulas, conselhos de turma, reuniões, o GLH e a correção das provas escritas é prova disso. .concreto: um corpo docente, sobretudo no belo país, envelhecido, estressado, mal pago e com poucas garantias contratuais. Há vários anos, a UE começou a escrever um relatório comunitário útil para entender, mesmo para aqueles que não trabalham ativamente no setor de educação, o estado de saúde do setor e de seus funcionários. Os resultados são arrepiantes: há poucos contratos permanentes, não há treinamento contínuo garantido por regras como Reformas e Indicações, o trabalho não declarado reduz efetivamente a produtividade e a satisfação geral dos professores, que trabalham em condições bem-estar até os limites da resistência, por um salário insuficiente e com desconto a um custo de vida mais baixo. Recrutamento, insatisfação, contratos obsoletos e aumentos marginais de remuneração, principalmente no belo país, afetam negativamente o setor.

Um instantâneo da Europa: estresse generalizado para professores, mobilidade reduzida, contratos desatualizados

Quase metade dos professores na Europa relata sentir um alto nível de estresse por causa de seu trabalho. As principais fontes de estresse identificadas pelos professores parecem ser longas e complexas tarefas administrativas e burocracias, mudanças nas demandas das autoridades e responsabilidade pelo sucesso dos alunos. Os níveis de stress mais elevados estão relacionados com a avaliação da progressão na carreira, margens limitadas de desenvolvimento e formação, jornadas de trabalho muito longas e, por vezes, a dificuldade de gerir turmas grandes, com uma percentagem relativamente elevada de alunos com TEA. Em 2018, uma minoria de professores na UE (40,9%) foi para o estrangeiro pelo menos uma vez por motivos profissionais durante a sua carreira, seja como estudante ou ambos. De 2013 a 2018, o número de professores envolvidos na mobilidade transnacional aumentou. Considerando os países/regiões europeus para os quais há dados disponíveis, a mobilidade de professores aumentou +16%. No que diz respeito às condições de serviço, a análise revela que a nível europeu, um em cada cinco professores trabalha com contrato temporário. Essa condição precária de emprego afeta em grande parte os jovens professores. A nível da UE, um em cada três professores com menos de 35 anos tem um contrato a termo e, em alguns países, mais de dois terços dos jovens professores têm um contrato a termo.

Icotea

O caso dos Belpaese: contratos obsoletos, baixos salários e recrutamento de longo prazo

A desaceleração no processo de recrutamento de professores titulares para cargos permanentes na Itália, também devido a limitações de gastos públicos nos últimos anos e cortes contínuos, levaram o recrutamento de jovens professores a curto prazo a níveis extremos, garantindo efetivamente baixos salários e bem-estar competitivo, o que afeta a satisfação geral no trabalho do professor. Em segundo lugar, a satisfação dos professores com seus salários pode ser afetada pelo impacto da recente e inacabada crise econômica de 2009, que levou ao congelamento ou redução dos gastos públicos em muitos países. Na França, Itália, Portugal e Eslovênia, por exemplo, os salários dos professores aumentaram muito pouco nos últimos 10 anos. Os salários de base para novos professores em 2016/17 diminuíram de facto em comparação com 2009/10 em Itália, Portugal e Eslovénia e aumentaram menos de 3% em França (Comissão Europeia/EACEA/Eurydice, 2018). Nesses países, desde 2016, os aumentos foram marginais ou inexistentes.