Inflação recorde na zona do euro: o BCE pronto para agir

EU’inflação no’zona do euro atingiu um novo recorde, superando as expectativas e aumentando a pressão sobre BCE para um aumento agressivo taxa de jurocomo também acontece em outras partes do mundo.

O crescimento dos preços na região atingiu um novo recorde alta de todos os tempos do8,6% em junho. O setor de energia na zona do euro continua sendo o mais aquecido e os preços subiram quase 42% em junho, quando a Rússia cortou o fornecimento de gás natural para a Europa.

Cristina Lagarde esta semana seguiu o plano do banco central de começar a levantar taxa de juro um aumento de um quarto de ponto percentual em 21 de julho. Um movimento maior é esperado em setembro, a menos que as perspectivas de inflação melhorem rapidamente.

Pico da inflação na zona do euro? Os novos dados

Empurrado mais uma vez pela onda dos deuses gastos com alimentação e energia, os preços ao consumidor subiram 8,6% ano-a-ano em junho, de 8,1% em maio. Economistas consultados pela Bloomberg estimavam +8,5%.

Os dados refletem a crescente pressão sobre famílias e empresas no bloco monetário de 19 membros, onde França, Itália e a Espanha atingiram novos máximos de todos os tempos esta semana. A Alemanha, a maior economia do continente, só experimentou uma desaceleração graças a cortes temporários nos impostos sobre combustíveis e reduções nos transportes públicos. Na região do Báltico, o crescimento dos preços ultrapassou os 20%.

O Eurostat estimou que, “Dadas as principais componentes da inflação na área do euro, espera-se quePoderoso terá a maior taxa anual em junho (41,9%, ante 39,1% em maio), seguido por alimentos, álcool e fumo (8,9%, ante 7,5% em maio), bens não industriais, energia (4,3%, 4,2% em maio) e serviços (3,4%, ante 3,5% em maio). »

Note-se que, de acordo com dados preliminares, a inflação subjacente, excluindo a maior volatilidade dos preços dos produtos energéticos e alimentares, desacelerou ligeiramente de 3,8% em maio para 3,7% em junho.

O BCE em direção a um aumento da taxa

O BCE, que prometeu combater o aumento dos preços, se reunirá no final de julho para anunciar o aumento da taxa. O banco central disse que subiria novamente em setembro, o que significa que sua principal taxa de juros pode retornar a território positivo este ano – o BCE tem taxas negativas desde 2014.

Falando no início desta semana, o presidente Lagarde adotou um tom agressivo: “Se a perspectiva de inflação não melhorar, teremos informações suficientes para avançar mais rápido”disse ele na reunião anual do banco em Sintra, Portugal.

No entanto, as perguntas estão sendo cada vez mais feitas sobre o futuro da política monetária na zona euroentre os medos de um recessão nos próximos meses. Se o banco central agir rapidamente para aumentar as taxas, poderá prejudicar ainda mais o crescimento econômico em um momento em que uma desaceleração já está em andamento.