Tom e seu cachorro Savannah andam pelo mundo – um feito recorde para lembrar um amigo perdido

São muito poucas as pessoas que decidem dar a volta ao mundo e menos ainda as que conseguem. Mas Tom Turcich conseguiu o duplo compromisso: dar a volta ao mundo com seu cachorro. Esta é a primeira vez na história oficial. Demorou sete anos para este novo americano Forrest Gump de Nova Jersey ter sucesso em seu desafio. Ele é o décimo a fazê-lo, enquanto seu cachorro, Savannah, é o primeiro. Após uma caminhada de 48.000 quilômetros, os dois viajantes foram recebidos em casa por parentes, parentes, amigos e moradores do município de Haddon. O retorno foi em 21 de maio, mas a história começou a pegar nos dias de hoje. A motivação por trás dessa façanha foi uma tragédia que atingiu o recordista em 2006: a morte de sua melhor amiga, Ann Marie, que desapareceu em um acidente de esqui aos 17 anos.

“Esta história – diz Tom – me fez repensar toda a minha vida e dar prioridade a outras coisas.” Turcich partiu em abril de 2015, aos 26 anos, com saco de dormir, câmera digital, computador, fogão de acampamento e nunca mais parou. No começo ele estava sozinho. Então, ao longo do caminho, ele pegou Savannah em um canil no Texas e viajou o mundo com ele, participando de casamentos no Turcomenistão, festas no Canadá e Panamá, encontros de beira de estrada no Azerbaijão, Croácia, Sérvia, França, Portugal. Ele cruzou toda a América do Sul antes de voltar para casa. Uma caminhada de saúde que, diz ele agora, o trouxe de volta à paz consigo mesmo.