Lagarde fala de choques econômicos para a Europa e um escudo anti-spread

O guarda no centro das atenções com o discurso proferido no Fórum do BCE sobre Atividade Bancária Central em 2022, intitulado “Desafios da política monetária em um mundo em rápida mudança” e em curso em Portugal.

Desafios e um mundo em rápida mudança: o tema do encontro se encaixa perfeitamente na complexa e nova situação econômica e financeira do mundo e, mais particularmente, da Europa.

O governador do Banco Central Europeu não é por acaso que falou de uma mistura de choques ocorridos na zona euro e da importância de Política monetáriaque deve mudar a partir de julho, com a alta das taxas.

O guarda ele também mencionou o escudo anti-propagação e os objetivos dezona do euro: em detalhes seu discurso.

A zona do euro é abalada por uma série de choques, segundo Lagarde

Os funcionários do banco central reuniram-se em Portugal para a sua conferência anual, que se concentrou no aumento dos preços no consumidor. Espera-se que a zona do euro tenha uma taxa de inflação de 6,8% este ano, bem acima da meta de 2% do BCE.

Chega em um momento em que os economistas estão debatendo se a região vai vazar ou não recessão Este ano.

“Reduzimos significativamente nossas previsões de crescimento para os próximos dois anos. Mas ainda esperamos taxas de crescimento positivas devido a amortecedores internos contra a perda de impulso de crescimento”Lagarde disse esta terça-feira ao Fórum de Sintra.

No entanto, o discurso concentrou-se na inflação, destacando uma série de choques que impactam os preços e, portanto, as projeções de crescimento. Lagarde resume assim:

“…A fonte original da inflação é uma série extraordinária de choques externos. As interrupções na cadeia de suprimentos global, juntamente com o aumento da demanda global, aumentaram significativamente os preços dos bens industriais ao longo da cadeia de preços. As lacunas entre a oferta e a procura nos mercados globais de energia levaram a preços mais elevados da energia na área do euro. E a guerra russo-ucraniana amplificou esses dois fatores, enquanto elevava os preços globais dos alimentos. »

O impacto foi particularmente severo na Europa, dada sua dependência energética de Moscou. Além disso, os efeitos desses tremores também se estendem a outras áreas:

“Choques de oferta externa que afetam a zona do euro afetam custos. O aumento dos preços de importação representa um “imposto” sobre os termos de troca que reduz a renda total da economia. As famílias estão vendo sua renda real despencar. O crescimento de Salários reais tem sido negativo por dois trimestres consecutivos. E investigações sobre consumidores sugerem que as famílias esperam que sua renda e consumo reais caiam ainda mais no próximo ano. »

Impõe-se, portanto, para o BCEo desafio de normalizar a política monetária, embora ainda sob o signo da progressividade.

Qual será o escudo anti-spread para Lagarde

Em seu discurso, Lagarde também tocou em outro tema quente: o escudo anti-spread para evitar a paralisação da política monetária com o aumento das taxas.

O governador lembrou primeiro que “A área do euro tem um quadro institucional único, construído em torno de 19 mercados financeiros nacionais ainda não totalmente integradas e 19 políticas fiscais nacionais, com coordenação limitada. Isto apresenta o risco de que a nossa orientação de política monetária seja transmitida de forma desigual em toda a União. »

Por esta razão, o aumento das taxas não pode gerar distorções em determinados países e para evitar isso, o Conselho de Governadores tem o mandato de estudar uma “Nova ferramenta [che] deve ser eficaz, proporcionado e conter garantias suficientes para manter a dinâmica dos Estados-Membros no sentido de uma política sólida Saldo. “

Por O guarda não há oposição a tal escudo potencial anti-propagação e uma política monetária centrada na inflação.