Aqui estão os novos poderes que controlam a África

Era uma vezÁfrica, continente esquecido por Deus, sinônimo de pobreza e atraso. Hoje, esta imensa região, três vezes maior que a Europa, começa a realizar seu potencial. No entanto, ela se viu, apesar de si mesma, no centro de um complexo jogo geopolítico. Apesar dele: porque, apesar dos holofotes sobre ele, a África continua a ser um sujeito passivo, à mercê das grandes potências mundiais. Uma vez arquivados os séculos mais sombrios do colonialismo europeu, a nova corrida para o continente africano inclui, de fato, novos protagonistas, como China, Rússia, Turquia e Israel. Esqueça o Ocidente. Como ele reconstrói em detalhes A África deles. As novas potências contra a velha Europa por Matteo Giusti (editores Castelvecchi), são hoje os principais parceiros dos países africanos, que há muito buscam relações comerciais e políticas mais justas.

A nova raça para a África

No passado recente o europeus eles eram os verdadeiros “mestres” da África. Eles o colocaram em papel e caneta com vários tratados e em alguns casos até decidiram os limites desse gigante. Grã-Bretanha, França, Portugal, Bélgica, Alemanha ou mesmo Itália tomaram assim o controle de todo um continente, explorando todos os recursos. No século passado veio a libertação, ou presumida, do Continente Negro, a mesma libertação que levou ao nascimento dos Estados que hoje compõem um universo tão articulado quanto frágil. Na verdade desde 1960um ano famoso e sagrado desde a independência de muitos países africanos, a forma de controle dos antigos colonialistas europeus simplesmente mudou.

No entanto, esqueça os antigos ataques chineses e russos dos tempos maoístas e soviéticos, projetados principalmente para fins ideológicos. A partir de agora, é a geopolítica que conta. Fechar acordos com governos, investir na construção de infraestrutura, extrair minérios ou metais preciosos: esses são os objetivos 2.0 a serem alcançados o mais rápido possível em uma corrida louca e altamente competitiva. Todos confiam nos melhores meios à sua disposição. o China aposta tudo em investimentos e empréstimos, no eco da nova estrada da seda, bem como o comércio. o Rússia contenta-se em vender armas e meios militares em troca de recursos preciosos. Peru E Israel em vez disso, eles usam o Islã e a inteligência, respectivamente.

Europa e Estados Unidos fora de jogo

O resultado está aí para todos verem. O que antes era considerado “potências emergentes“, na total indiferença do mundo ocidental, praticamente se apoderaram da África. Num momento crucial da história da humanidade, quando a falta de matéria-prima é ouvido, entende-se que quem conseguir ter o controle da África, por sua vez, controlará oEconomia mundial. Para entender como chegamos aqui e o que pode acontecer, veja o volume de Matteo Giusti. A África deles, editado por Castelevecchi e enriquecido com o prefácio do embaixador Sergio Romano – em Moscou durante os anos da Guerra Fria – captura perfeitamente o jogo que acaba de começar. Um jogo que vê oEuropaespecialmente a França, expulsa do que sempre foi sua área de influência, e Estados Unidosque por opção deixou o continente, excluído do jogo.

No entanto, a África teria todos os recursos para empreender uma “ascensão” decisiva, começando pela enorme riqueza embutida nos 54 países que a compõem. A instabilidade política, o atraso econômico – nem sempre uma causa direta do colonialismo – e a presença local de atores estrangeiros cada vez mais enraizados em contextos locais impediram e impedirão – quem sabe por quanto tempo – o Continente Negro de se libertar do peso de sua história. “Na África, as bandeiras francesas estão enroladas e as chinesas, turcas ou russas acenam. O vento mudou e a velha Europa percebeu tarde demais“Bem-vindo à África de amanhã.