O Festival Internacional de Órgão “Harmonias Sagradas nas Terras da Ligúria” está de volta – Savonanews.it

O 24º Festival Internacional de Órgão “Sacred Harmonies Covering the Lands of Liguria”, idealizado e produzido pela Rapallo Musica Association sob a direção artística de Fabio Macera e Filippo Torre, é rico em história e impulsionado por uma forte vontade de inovação.

Os 18 concertos programados de 13 de julho a 25 de agosto de 2022, tocando 11 locais nas quatro províncias da Ligúria, incluem duas estreias absolutas, incluem recitais solo, apresentações de órgão acompanhadas por vozes e outros instrumentos como a flauta, exploram novos terrenos criativos para mesclar com as outras artes: teatro e dança.

Um panorama experimental que valoriza a rica presença de músicos de renome internacional, representantes de algumas das principais escolas de órgão europeias como o alemão Bernhard Marx, o francês Olivier Perin, Jean-Pierre Lacaudey e Naji Hakim, este último libanês, o O português João Vaz, o eslovaco Stanislav Šurin, os espanhóis Ignacio Ribas Taléns e Joxe Benantzi Bilbao, a austríaca Caroline Atschreiter. Sem esquecer os muitos artistas de concerto italianos que detêm a conta, de Mario Ciferri a Walter d’Arcangelo, Antonio Delfino, Mauro Cossu, Roberto Padoin, Giampaolo Di Rosa, Corrado Franzoia, Matteo Venturini e Francesco Grigolo.

Os dezoito organistas formam a preciosa textura de um programa que explora novos territórios, oferecendo ao público um itinerário nas aldeias da Ligúria para ouvir os instrumentos históricos ou modernos guardados em igrejas, oratórios, santuários, catedrais, ou mergulhando na harmonia natural do botânico do parque de Villa Rocca, em Chiavari. Uma viagem ideal pelas Sagradas Harmonias do repertório para órgão de diferentes períodos e estilos que também toca Recco, onde começa, para continuar em Cervo, Laigueglia, Ventimiglia, Soglio di Orero, Sestri Levante, Sori, Follo e Coreglia Ligure. Como sempre, a cidade de Rapallo está no centro da programação do Festival Internacional de Órgão, tanto pela quantidade de concertos apresentados como pela qualidade das propostas artísticas. De fato, serão seis compromissos que podem ser contados, por direito próprio, entre as iniciativas mais prestigiadas do verão musical Rapallo.

Entre as propostas do 24º Festival Internacional de Órgão “Sacred Harmonies Along the Lands of Liguria”, destaca-se a primeira apresentação da peça Variações Montallegro encomendada pela associação ao famoso organista e compositor franco-libanês Naji Hakim (13 de agosto, Basílica dos Santos Gervasio e Protasio di Rapallo), a estreia da peça “Ancient Toccata” composta por Matteo Cotti, em colaboração com o “Giuseppe Verdi ” em Turim (3 de agosto, Igreja de Santa Maria del Campo em Rapallo), a performance de improvisação de órgão e ação cênica no Teatro Cartelame com a atriz Giorgia Brusco e o organista Giampaolo De Rosa (20 de julho, igreja paroquial de San Matteo em Laigueglia) , a apresentação do grupo de dança histórica Balastorie acompanhado pelo organista Joxe Benantzi Bilbao (17 de agosto, Parque Botânico de Villa Rocca em Chiavari, em caso de chuva Auditório San Francesco).

Destaca-se também o concerto do Genoa Vocal Ensemble dirigido por Roberta Paraninfo e o organista Mario Ciferri que se realizará no dia 19 de julho na Igreja de San Giovanni Battista em Cervo, em colaboração com a 59ª edição do prestigiado Festival Internacional de Câmara música de Cervo. . Voz e órgão se reúnem no dia 7 de agosto na igreja de San Pietro Apostolo em Riva Trigoso com o Ensemble L’una e cinque e o concertista Mauro Cossu. A voz poderosa do órgão e o som claro da flauta são os protagonistas de dois concertos: 3 de agosto na Igreja de Santa Maria del Campo em Rapallo com a flautista Viviana Marella e o organista Antonio Delfino, 16 de agosto no Oratorio dei Neri di Rapallo com a flautista Jasmin Vorhauser e a organista Caroline Atschreiter, ambas convidadas pela primeira vez no evento.

O 24º Festival Internacional de Órgão é produzido pela associação “Rapallo Musica” com o apoio fundamental da administração municipal de Rapallo, juntamente com a associação desde a primeira edição do evento, e de todas as administrações municipais das cidades onde se realizam os concertos. Muito obrigado à Fundação Compagnia di San Paolo, mais uma vez a maior apoiadora do Festival. Obrigado ao Departamento de Cultura e Entretenimento da Região da Ligúria, às Cúrias Episcopais, aos Sacerdotes, às Irmandades, aos Patrocinadores e aos Parceiros pela habitual colaboração.

Calendário geral

Quarta-feira, 13 de julho de 2022 – Recco (GE) – 21h15

Igreja Paroquial de San Martino, Polanesi

Bernhard Marx (D), órgão