Judo: a longa vaga de jovens judocas sobe ao Grande Prémio de Portugal

O segundo dia do Grande Prémio de Portugal 2022primeiro torneio da temporada turnê mundial de judôdá palco a muitos jovens judocas.
O holandês Joanne Van Lieshout (-63kg) teve um dia para ser lembrado, graças ao trabalho de pés extremamente rápido que rendeu à jovem de 19 anos sua primeira medalha de ouro no Grande Prêmio.

Inês de Medeiros, autarca do concelho de Almada, esteve presente para entregar as medalhas.

“No primeiro jogo sofri um pouco, mas depois que voltei foi a hora certa e funcionou”, diz Van Lieshout.

Na categoria até 73 quilos, o Uzbequistão comemora um de seus atletas.

Murodjon Youldoshev marcou um ippon fantástico contra o espanhol Cases Roca: também neste caso, o primeiro tatami valendo uma medalha de ouro Grand Prix para Yuldoshev.

O prémio foi-lhe entregue por José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico Português.

A jovem pesa menos de 70 quilos Lara Cvjetko marcou uma vitória tática sobre Szabina Gercsák da Hungria, ganhando a primeira medalha de ouro croata do ano.

Cabe ao Coronel Stefan Marginean, chefe da comissão militar da Federação Internacional de Judô, premiar o vencedor.

Nosso homem do dia é o atual campeão mundial Matthias Casse da Bélgica, que mostrou seu judô dinâmico até a final.

Na corrida final, ele enfrentou o Finn Makinen, a quem derrotou com uma técnica eficaz de seoi-nage.

Para Casse, esta é a primeira medalha de ouro no Grande Prêmio, graças a um desempenho confiante que é típico dele.

A medalha foi entregue por Vladimir Barta, diretor esportivo da IJF.

“Estou muito feliz com os resultados e também com o judô que mostrei hoje – disse Casse – foi um dia muito dinâmico e consegui ir bem”.

A Presidente da Câmara Municipal de Almada Inês de Medeiros celebrou a lenda do judo português Telma Monteiro na sua terra natal: uma homenagem em reconhecimento a uma carreira desportiva, que dá grande prestígio a Almada e a Portugal no mundo e que coroa mais um dia incrível do judo.