Prodi: “Estamos construindo novas universidades mediterrâneas para mudar nossa visão”

“A cultura e as relações entre as pessoas são fundamentais. A história não é feita apenas de dramas e energias brutais, desdobradas em mil partes do mundo e, doravante, próximas à Europa com a guerra na Ucrânia. A história também é feita de valores positivos, compreensão mútua e capacidade de se olhar nos olhos. O nosso Mediterrâneo é hoje o novo teatro onde tudo isto pode recomeçar. E, claro, tudo isso deve ser feito por meninos e meninas. Por esta razão, o projeto de universidades recém-concebidas, fundadas em conjunto por universidades da Europa e universidades do norte da África, está mais uma vez vivo e válido. Nada paternalista ou pós-colonial. Um projeto absolutamente igual. Em que todos tenham a mesma dignidade”.

Melhorar o eixo sul

Romano Prodi, duas vezes Presidente do Conselho Italiano e uma vez Presidente da Comissão Europeia, fala com entusiasmo cheio de realismo sobre um projeto que já acalentou no passado. “Foi em 2002 – recorda – que eu era Presidente da Comissão Europeia. Achei que o futuro da Europa e da África tinha características comuns, senão simbióticas. Assim foi pelo menos até a eclosão da Primeira Guerra Mundial: ainda em 1914, no final do Império Otomano, comunidades de italianos, franceses e gregos viviam e comercializavam na África e no Oriente Médio. Em 2002, estávamos em vias de levar a cabo o alargamento da União Europeia a Leste, é também por isso que, na minha opinião, era lógico propor uma grande operação cultural que valorizasse o eixo Sul, prepararam um arquivo informal. Mas, antes mesmo de o discutir, na Comissão, os representantes dos países do Norte deixaram-me claro que nunca dariam a sua aprovação. Usaram uma expressão muito grosseira, quase humilhante para mim: ‘dinheiro jogado fora’”.

O (re)lançamento da proposta

Naquela época, portanto, a coisa foi cancelada. Agora, porém, chegou a hora. “Desde então – reflete Prodi, nascido em 1939 – houve um fenômeno de enorme impacto histórico como as grandes migrações. As migrações podem vir de qualquer lugar da terra, como demonstram os exilados ucranianos, mas é claro que a África, ou melhor, as muitas Áfricas, representa um ponto de partida para milhões de pessoas impulsionadas por guerras, fomes e mudanças climáticas”. Prodi, que discutiu o projeto com o falecido David Sassoli (Presidente do Parlamento Europeu), partilhou a sua ideia com os dirigentes da atual Comissão Europeia e com os diplomatas dos países do Norte de África: “Primeiro a pandemia e depois a guerra no A Ucrânia desacelerou o projeto. É natural, diante desses eventos momentosos. Mas a recepção que a ideia teve é ​​muito diferente daquela de vinte anos atrás: as migrações bíblicas do Sul do Mundo mudaram as hierarquias mentais de todos, inclusive as dos representantes dos países do Norte. É claro para todos que o Mediterrâneo é uma questão estrutural e de longo prazo que diz respeito a toda a União Europeia. Do lado africano, várias estruturas diplomáticas demonstraram grande interesse. Porque capturam a natureza múltipla da iniciativa que é tanto formativa quanto cultural, política e econômica”.

Como o projeto está estruturado

O projeto tem números bem definidos, em um cenário naturalmente complexo: pelo menos vinte novas universidades, cada uma fundada em conjunto por uma universidade europeia (“inicialmente Itália, França, Espanha, Grécia e Portugal”) e uma universidade na África, cada uma com a metade dos professores de um lado do Mediterrâneo e a outra metade do outro lado, com a mesma proporção de alunos e com a obrigação de que cada aluno de pós-graduação passe metade de seus estudos em um lugar e a outra metade em segundo lugar. “Os cursos de estudo – reflete Prodi – devem excluir apenas os de cultura religiosa e cultura política. Mas eles devem incluir todos os outros: economia, agronomia, engenharia, matemática, física, biologia. Imagine como mudaria a fisionomia do Mediterrâneo e como mudariam os sistemas de relações se, em vinte anos, meio milhão de meninos e meninas se deslocassem de uma margem à outra do nosso mar. Teríamos uma nova classe dominante. E, mesmo entre aqueles que não experimentarão posições de liderança em suas vidas, teremos novos corações, novas mentes e novos olhos”.

Novas comunidades compartilhadas

Para que isso funcione, não deve haver vassalagem de ninguém: tudo deve ser 50 e 50, com exceção dos compromissos financeiros em que, pelo menos inicialmente, a União Europeia e os países europeus terão que arcar com parcelas maiores do orçamentos de novas universidades. “A tendência histórica – reflete Prodi – levou a uma rarefação da mistura humana no Mediterrâneo. O comércio permaneceu. Mas devemos retornar a novas formas de hibridização antropológica e a novas comunidades compartilhadas. Durante séculos, como disse Fernand Braudel, o Mediterrâneo foi o centro do mundo. Durante muito tempo, como escreve Lord Byron, os sotaques venezianos e napolitanos ressoaram em todos os portos. Esmirna, Alexandria no Egito, Tunis acolheu bairros inteiros de europeus: pescadores e comerciantes, agricultores e mestres, artesãos e trabalhadores. Então tudo foi embora. E, de fato, só restam empresas, mas elas não têm alma”.