Rally da Estônia: os principais pneus macios para Rally1

O Rali da Estônia, a sétima etapa do WRC 2022, começa neste fim de semana. A Pirelli garantirá 24 pneus macios e 8 pneus duros para os carros híbridos Rally1 devido ao tipo de superfície apresentado nas 24 etapas especiais do programa.

O WRC regressa às corridas na Europa depois do Safari Rally realizado há algumas semanas e fá-lo no Rally da Estónia, a sétima ronda do Campeonato do Mundo de 2022.

No evento estoniano, os pilotos terão que disputar 24 especiais para um total de 313,84 quilômetros cronometrados e perseguir o líder do Campeonato Mundial Kalle Rovanpera, que após 4 vitórias em 6 seis ralis disputados até agora está em perseguindo-o para aquele que seria o primeiro título mundial de sua carreira.

A parte inferior do Rally da Estônia, corrida em casa de Ott Tanakserá agradável não só para o motorista do Hyundai Motorsport, mas também no próprio Kalle Rovanpera. No ano passado, o jovem finlandês conquistou sua primeira vitória na carreira na Estônia.

O Rally da Estônia tem uma superfície de terra, mas sem rugosidade, sem muitas armadilhas devido a uma superfície irregular. No entanto, há muitos saltos e é extremamente técnico e permitirá que os carros do Rally1 liberem muito de sua potência por muito tempo, sendo muito rápidos.

É precisamente este aspecto que levará os pilotos a prestarem atenção à gestão dos pneus, bem como às afinações dos seus carros. De acordo com a Pirelli, o que pode piorar as condições das especiais é que a maior parte das 24 programadas será repetida duas vezes. Por esta razão, as condições serão muito diferentes na segunda etapa em comparação com a primeira.

Rally da Estônia: os pneus usados ​​pela Pirelli

O fabricante milanês trouxe o Scorpon KX WRC em ambas as borrachas disponíveis, ou seja, Hard e Soft, para a Estônia. Ambos foram atualizados para a temporada 2022 com uma estrutura reforçada para tentar compensar o aumento de peso dos carros Rally1 devido à introdução da propulsão híbrida e, novamente pelo mesmo motivo, mais torque e tração. .

Para o Rally da Estônia, os Softs foram selecionados como o composto principal. Isso deve garantir uma aderência ideal mesmo nas etapas mais escorregadias. As borrachas duras, por outro lado, serão perfeitas para as etapas mais difíceis, onde a superfície das corridas se mostrará mais abrasiva.

Rali da Estônia: comentário de Terenzio Testoni

“A Estônia se tornou uma presença permanente no calendário do Campeonato Mundial e sabemos o quão complexo o desafio pode ser para os pilotos, para os carros, mas obviamente também para os pneus”, disse Terenzio Testoni, chefe de negócios de rally da Pirelli.

“Os nossos pneus de terra já passaram por três testes muito difíceis (Portugal, Sardenha e Quénia, nota do editor), durante os quais demonstraram a sua fiabilidade, o seu desempenho, a sua durabilidade mesmo nas condições mais extremas que nunca aconteceram antes”.

“Por exemplo, recordamos Portugal onde, em particular, o composto Scorpion Soft, o único utilizado no Quénia, revelou-se um pneu versátil, com capacidade de adaptação a uma paisagem variada de circunstâncias”.

“O Rali da Estônia tem desafios muito diferentes de outros eventos do Campeonato Mundial que acontecem em estradas de terra. Mas certamente não são menos complexos por isso.”

Rali da Estônia: números da Pirelli

A Pirelli trouxe 1.700 pneus para a Estônia, incluindo 500 para a categoria principal, aquela dedicada aos carros híbridos Rally1.

Cada piloto poderá usar no máximo 28 pneus durante o rali, incluindo o Shakedown. No entanto, lembre-se de que foi introduzida uma nova regra para ralis off-road que permite que cada piloto escolha 4 pneus extras antes do Shakedown para adicionar ao limite padrão.

Aqui estão os pneus disponibilizados para cada piloto, dos quais ele terá que escolher 24 + 4 pneus para as 24 etapas mais o Shakedown:
_ 24 Scorpion KX Soft
_ 8 Scorpion KX Hard