Crise do governo, agenda de Draghi no Parlamento é esperada – TAG24

Discurso de Mario Draghi no Parlamento ainda marcado para quarta-feiraprimeiro na Câmara dos Deputados e depois no Senado, para compartilhar possíveis soluções para a crise do governo que começou ontem.

Crise do governo, Mario Draghi confirma viagem de segunda-feira à Argélia

O primeiro-ministro Mario Draghi apresentará um relatório ao Parlamento na quarta-feira, quando estiver presente no Palazzo Madama pela manhã para apresentar-se à Câmara e depois a Montecitorio na Câmara do Senado. O primeiro-ministro reduziu pela metade sua viagem à Argélia, reduzindo-a apenas para segunda-feira, enquanto terça-feira será um dia crucial com os Conselhos de muitos partidos majoritários agendados.

Enquanto isso, o dia político é marcado por um fluxo interminável de declarações, da Itália, mas também da Europa. A mais significativa é representada pela nota conjunta do Forza Italia e da Lega, após o telefonema entre os gerentes Silvio Berlusconi e Matteo Salvini:

A Lega e o Forza Itália tomam nota da grave crise política desencadeada de forma irresponsável pelo M5, que minou o pacto de confiança que fundamenta a ação do governo. A maioria de centro-direita pede clareza e reconhece que não é mais possível contar com o Movimento 5 Estrelas nesta fase dramática da legislatura. Somos uma alternativa para aqueles que não votam em bilhões em ajuda às famílias, para aqueles que se opõem a uma usina de resíduos para energia essencial para limpar Roma e assim proteger milhões de cidadãos, para aqueles que defendem o abuso e o desperdício da renda da cidadania . Ouviremos agora com respeito e atenção as considerações do Primeiro-Ministro, que reagiu com admirável firmeza a tamanha irresponsabilidade. O governo de centro-direita continuará defendendo os interesses do país com seriedade e consistênciacertamente não tem medo do julgamento dos italianos.

O caos total reina no movimento de 5 estrelas, alvo não apenas de críticas de ex-aliados do governo, mas de graves problemas internos entre as diferentes correntes. Por exemplo, o Ministro das Relações com o Parlamento Frederico D’Inca ele expressou descaradamente sua discordância diante do rumo que a situação está tomando. Ao mesmo tempo, ele teria feito saber que nenhum ministro de cinco estrelas apresentaria sua renúncia. Uma linha também casada por Contigoque, no entanto, não parece ter muito controle sobre as rixas em curso, vice-versa o ministro Patuanelli ele insinuou nas entrelinhas que o pelotão de grillino no poder pode ser considerado dissolvido. Uma nova assembléia de deputados do M5s será realizada amanhã à tarde. A reunião convocada pelo líder do grupo Davide Crippa, confirmam fontes parlamentares, está marcada para as 15h00 por videoconferência.

Comentários do dia da Itália e da Europa

Mas as declarações espalham-se por toda a frente, incluindo a dos parceiros sociais:

Holanda, Alemanha, Portugal e França são apenas algumas das nações onde no ano passado, entre pandemia e guerra, a vontade popular foi regularmente expressa através do voto. Não nos fale de responsabilidade, o seu é apenas o medo do julgamento dos italianos. Eleições imediatamente

Giorgia Meloni, líder dos Irmãos da Itália

Aqueles que querem continuar com Draghi falam. Agora ou nunca. É impossível que tudo volte a ser como era. O grillini também seria capaz de mais uma reviravolta, mas desta vez acho que não é possível. eu estou ligado Dragõesse ele decidir refazer seus passos, ele o fará com uma estratégia muito clara e precisa

Matteo Renzi, líder da Italia Viva

Estamos trabalhando para criar as condições para que Mario Draghi permaneça à frente do governo italiano, que acreditamos ser o melhor líder que o país pode expressar nesta fase dramática. eu‘a atitude do M5 foi irresponsável e prejudicial para a Itália e confirma a previsão de nossa escolha de estar em oposição aos governos Conte 1 e 2 e nunca ter aberto um diálogo eleitoral com o partido

Nota conjunta de + Europa e Ação

O que está acontecendo nestas horas é incomentável, ouso dizer desanimador. A pior crise, no momento mais difícil e complicado para as condições de milhões de trabalhadores, aposentados, famílias e empresas. Esperamos uma explosão de responsabilidade por parte do Parlamento e de todas as forças políticas

Luigi Sbarra, Presidente da Cisl

Mesmo para quem está de fora, a crise do governo parece um paradoxo, exceto para o jubiloso Kremlin:

A crise governamental mais louca que se possa imaginar. Como podemos esperar obter votos dessa maneira? É simplesmente absurdo derrubar o governo pela disputa por uma usina de incineração de resíduos

Die Weltjornal alemão

Vários representantes da Comissão e do Parlamento Europeu, questionados sobre a crise do governo italiano, recusaram-se a comentar, reiterando que o trabalho realizado com a Itália nos últimos meses tem sido excelente.