Para conter a erosão do solo, invista em árvores e plantas de cobertura (e essa experiência comprova isso)

Uma experiência simples realizada por um instituto português demonstra a importância de investir na cobertura do solo para combater a erosão do solo e alargar a vegetação com árvores, plantas e culturas como o trevo ou o tremoço

A erosão do solo é um fenômeno notório com o qual nos familiarizamos ao longo dos anos. Embora seja um processo natural, as mudanças climáticas e em geral todas as formas de atividade antrópica têm acentuado a degradação dos nossos solos com a consequente alteração do ecossistema.

Conter a erosão do solo é um dos desafios contemporâneos para todos os países do mundo. É possível frear esse fenômeno e a solução é mais uma vez representada por árvores e plantas. A extensão da cobertura arbórea não só protege a saúde pública da poluição, mas também proteger a terra dos efeitos da crise climática como, por exemplo, inundações.

Um experimento simples realizado pelo programa So Na Escola, coordenado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, demonstrou como a erosão do solo afeta três tipos diferentes de solo: esquerda, campina, solo com folhas mortas, chão.

Os três tipos de solo foram regados e a água coletada no fundo de uma garrafa. A cor deste último comprova que a cobertura vegetal do primeiro e do segundo tipo retém mais partículas terrosas do que o terceiro, melhorando muito a estrutura do solo.

No terceiro caso, é óbvio que se inicia o processo de erosão. Obviamente, a intensidade e a duração das chuvas afetam muito o impacto, arrastando cada vez mais terras.

Quais espécies plantar

De acordo com o que ele relata Na região da Campânia, os pomares relvados podem reduzir o potencial erosivo das chuvas em cerca de 80 vezes, as pastagens naturais ou semeadas cerca de 95 vezes, enquanto os bosques e florestas Valores de proteção 1.000 vezes maiores.

No entanto, o plantio deve sempre ser feito escrupulosamente de acordo com o tipo de ecossistema para que seja benéfico para o meio ambiente.

Para criar uma barreira contra os agentes erosivos nos campos, devem ser consideradas as chamadas culturas de cobertura, a saber: trevo, tremoço, trevo doce, ervilhaca, alfafa, misturas de gramíneas e leguminosas. Isso evitaria que durante os períodos sazonais, com a ausência de culturas, o solo ficasse nu.

Fonte: Só Na Escola

Siga-nos no Telegrama|Instagram |Facebook |TIC Tac |YouTube