Educação, entre passado, presente, futuro. Em Cattolica, mais de 500 acadêmicos compararam

Educação, novas tecnologias, pedagogia: estes são os principais temas da quadragésima terceira edição doConferência Internacional Permanente de História da Educação. Ische 43, o evento acadêmico internacional mais importante da história da educação, será realizado em Milão, na Universidade Católica do Sagrado Coração de Quarta-feira 31 de agosto no terça-feira, 6 de setembro. Promovendo a iniciativa, que traz a conferência de volta à Itália após 36 anos desde sua primeira organização, está o Prof. Simonetta Polenghiprofessor titular de História da Pedagogia, diretor do Departamento de Pedagogia e membro do conselho de Ische.

“História das tecnologias educacionais. Dimensões culturais e sociais dos objetos educacionais” é o título da conferência que retorna após uma ausência de dois anos causada pela pandemia, recebendo mais de 500 acadêmicos de todo o mundo para discutir tanto presencialmente (31 de agosto a 3 de setembro) quanto online (5 e 6 de setembro). ). ) em desafios pedagógicos e em questões de pesquisa ainda em aberto.

O início dos trabalhos será Quarta-feira 31 de agosto no’Quarto grande da Universidade Católica com a cerimónia de abertura 16h30 que seguirá às horas 17h15 a conferência “A história da mídia e a ascensão do que chamamos de escrita”do orador principal Lisa Gitelman. Professor de mídia, cultura e comunicação da Universidade de Nova York, o pesquisador americano vai ilustrar como a mudança na forma de escrever afetou a dimensão educacional.

O Ische 43 representa um momento de intercâmbio e estudo que reúne alguns dos mais conceituados professores do setor, em todo o mundo, distinguindo-se também por uma atenção especial aos jovens, a quem dedica um espaço de intervenção e momentos de formação específica , para dotá-los das ferramentas adaptadas à investigação. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade fundamental de debate e confronto para o mundo acadêmico italiano na situação histórica que atravessa o país. “O eixo do congresso “História das tecnologias educacionais e história das dimensões culturais e sociais dos objetos de ensino” é um excurso histórico sobre as ferramentas de ensino e os diferentes tipos de tecnologias utilizadas”, explica a professora Simonetta Polenghi. “Uma conferência histórica, portanto, mas na qual é possível identificar as premissas do sistema educacional atual. Basta pensar nas controvérsias relacionadas aos bancos, já que no século XIX eles tinham que ser feitos de uma certa maneira para garantir a postura correta, a necessidade de arejar os cômodos ou lavar as mãos. Também tivemos pandemias no passado e o distanciamento dos bancos certamente não é novidade, como mostram algumas disposições ministeriais”.

Eis os números da edição de 2022: 532 bolseiros de 48 países de todos os continentes (400 presentes, incluindo 102 inscritos na secção juvenil, e 132 participantes na edição online a realizar nos dias 5 e 6 de setembro), num total de 91 sessões presenciais e 36 sessões online, com 303 trabalhos, 3 oficinas de pesquisa, 23 painéis pré-formados, 18 simpósios, cinco eventos especiais e dois palestrantes.

Junto com a palestrante principal da conferência Lisa Gitelman, também estarão Maria del Mar del Pozoda Universidade de Alcalá, que dará a conferência “A ascensão, queda e ressurreição das tecnologias educacionais: o estranho caso de Decroly na Espanha”dedicado à história das tecnologias educacionais, com a análise da aplicação na Espanha do método inovador do pedagogo Ovide Decroly.

Os eventos especiais incluem Quarta-feira 31 de agosto (horas 14h30, Mangá Classe Cripta) sobre “Covid19 e História Pública: Um Olhar Crítico sobre os Silêncios dos Arquivos da Web e o Silêncio das Experiências Covid19”onde os falantes Karin PriemUniversidade do Luxemburgo, Fanny IsenseeUniversidade Humboldt, Berlim, Você gosta de KobayashiUniversidade Koblenz Landau, Rafaela RabeloUniversidade Ibarapuera, Lilli RiettiensUniversidade de Colônia, Daniel TopperHumboldt University, Berlim, abordam a questão dos arquivos digitais Covid19 e a importância que eles têm para o futuro trabalho dos historiadores educacionais. segunda-feira, 5 de setembro (horas 1:30 da tarde.) será online a mesa redonda dedicada ao último relatório da Unesco sobre o futuro da educação, durante a qual debaterão Noah SobeUniversidade Loyola, Chicago, Antonio NovoaUniversidade de Lisboa, Portugal, Embaixador junto da Unesco, Linda ChisholmUniversidade de Joanesburgo, th Karin Priem, Presidente Ische, Universidade do Luxemburgo. O objetivo é refletir sobre o papel da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura na tentativa de reviver seu papel global dois anos após a pandemia.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."