Copa do Mundo de Basquete, Itália na final!

Os “azzurri” com síndrome de Down sob o comando de Bufacchi venceram Portugal por 20-14. Italbasket em busca do terceiro título mundial

Depois de vencer facilmente o Grupo B ao bater Hungria (31-14) e Arábia Saudita (58-6), a Itália também superou Portugal e chegou à final do título mundial IBA21. Para os meninos de Bufacchi esta é a terceira final de campeonato mundial de três eventos organizados até agora, com a possibilidade de assinar um hat-trick de títulos mundiais que teriam soado após as vitórias em 2018 e 2019.
Decididamente não foi um jogo fácil, sempre disputado ponto a ponto, que no terceiro tempo também viu Portugal levar vantagem (15-12). “Complicamos uma partida que, no papel, deveria ser diferente – analisa o técnico Bufacchi – na qual perdemos o impossível sob a cesta. É uma pena porque fomos muito bons em criar as condições para filmar com grande continuidade. Talvez, deste ponto de vista, tenha sido o melhor desempenho deste Campeonato do Mundo. Por nossa causa, Portugal sempre foi atacado e, de fato, fomos bons em sair com bom senso desde o final do terceiro trimestre. Greco e Paulis, de fato, resolvem a situação e trazem de volta a Azzurra (16-15) após o medo de ultrapassar. No quarto tempo, não há história, sempre Greco depois Leocata, alargando a diferença e dando à seleção o passe para a final do mundial.
“Na final, encontramos a Hungria, já os vencemos, mas tenho muito medo deles – confidencia Bufacchi – também porque na minha opinião a Finlândia foi superior. O basquete continua a oferecer grandes surpresas, isso é inegável. Agora estamos descansando e depois vamos pensar na final”.
NÚMEROS – Com os de hoje, são dez vitórias para a FISDIR nacional (Federação Italiana de Intelectuais Relacionais de Esportes Paralímpicos) na fase final de uma Copa do Mundo. Dez, dos onze jogos disputados. A fórmula do torneio inclui desafios 4v4, nos quais a Itália encontra muitas soluções ofensivas importantes. Não só Paulis (32 pontos de crédito até agora), mas também Leocata (21), Greco e Tomao (18).

AS MESAS

Semifinal
ITÁLIA-PORTUGAL 20-14
(6-4, 10-7, 16-15)